Se você ainda não sabe o que fazer nas férias de julho, preste atenção: o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Brasil Leitor organizaram uma programação especial para o mês de recesso das aulas. Ampliando ainda mais as ações educativas, o espaço dedicado à língua portuguesa apresenta contadores de história, cursos e oficinas sobre fanzine, poesia, cordel e literaturas brasileira, portuguesa e africana. A programação oferecida por meio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo é voltada para crianças, jovens e adultos.
Os eventos começam no dia 2 de julho e se estendem até o final do mês. Quem quiser participar deve se inscrever previamente, pois as vagas dos cursos e oficinas são limitadas.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3227- 0402 ou pelo e-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br .
Cursos e oficinas promovidos pelo Museu da Língua Portuguesa no mês de julho:
Fanzine através da Língua Portuguesa
Coordenação: Ricardo Guidara
Objetivo: Desenvolver pesquisa em torno de projetos de fanzines (publicação feita pelo fã) enquanto linguagens capazes de produzir reflexão e prática de poéticas visuais voltadas a projetos de criação.
Às segundas-feiras, das 9h às 13h, no Espaço Digital (1º andar).
Faixa etária: 12 a 17 anos
Vagas: 20 / Carga Horária: 20h/aula
Oficina de criação poética: poesia e consciência da linguagem
Coordenação: Professor Frederico Barbosa
Objetivo: Possibilitar aos participantes, por meio da prática de exercícios lúdicos, se aproximarem da poesia ou desenvolverem seu desempenho no fazer poético.
Às terças-feiras, das 14h às 17h, na sala 01 (1º andar)
Vagas: 25 / Carga Horária: 15h/aula
Enlaces Poéticos nas Literaturas da Língua Portuguesa
Coordenação: Professora Susanna Ventura
Objetivo: O curso parte das literaturas brasileira e portuguesa, em especial dos livros requisitados nos exames vestibulares, para propor enlaces com as literaturas de língua portuguesa produzidas em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola.
Às quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h, na sala de aula (1º andar)
Vagas: 40 / Carga Horária: 16h/aula
Oficina construindo e contando o cordel
Coordenação: César Obeid
Objetivo: Através de histórias, dinâmicas e improvisos, o participante aprenderá algumas regras (rima, métrica, verso, estrofe e narrativa) do cordel e do repente. O universo da poesia popular será mostrado com dinâmicas e exercícios de Teatro de Cordel. Haverá um sarau de encerramento com o trabalho dos alunos.
Às quintas-feiras, das 14h às 17h, na sala 01 (1º andar)
Vagas: 30 / Carga Horária: 12h/aula
Espetáculos e apresentações gratuitos, sempre aos sábados, no andar térreo do Museu da Língua Portuguesa:
07/07, às 15h – “Histórias com Poesias – Poemas de Cora Coralina” – Teatro de Areia da Cooperativa Paulista de Teatro
A proposta deste trabalho é colocar o espectador em contato com o universo da poesia, estimulando sua imaginação e interesse pela leitura, fazendo com que cada pessoa visualize a história narrada mesmo quando não há encenação.
07/07 e 28/07, às 16h30 – Quando Conto Cordel – César Obeid
O cordelista e repentista César Obeid conta suas histórias com muito ritmo, rimas, movimento, alegria e total participação da platéia. O repertório vai desde recontos de histórias tradicionais até histórias contemporâneas inéditas. Improvisos interativos animam o público.
14/07, às 15h – Contos e Causos de Assombração – Companhia Tempo de Brincar
A apresentação trará a cultura popular apresentando contos, mitos e lendas tradicionais transmitidos pela cultural oral. Também mostrará canções e histórias inspiradas na cultura popular brasileira.
14/07 e 21/07, às 16h30 – Muitos Dedos: Enredos – Um rio de palavras deságua num mar de brinquedos – Francisco Marques (Chico dos Bonecos)
Um teatro de fantoches recheado de muitas histórias. Músicas, bonecos planetários e milenares também estarão presentes no espetáculo.
21/07, às 15h – Contos Populares – A Festa no Céu e Clara e o Pote de Leite – Teatro de Areia da Cooperativa Paulista de Teatro
O espetáculo vai colocar o espectador em contato com o universo da cultura brasileira, estimulando a imaginação e a leitura. Será baseado na contação de histórias com músicas tocadas com a flauta transversal. A apresentação vai mostrar como é possível criar a imagem da história mesmo sem ver a encenação da mesma.
28/07, às 15h – Histórias do Brasil – Companhia Tempo de Brincar
No espetáculo, as histórias e canções de “Histórias do Brasil”, título do terceiro CD da Cia. Tempo de Brincar, são apresentadas com bonecos e adereços, dando significado poético à palavra e fazendo com que o público participe, cantando, brincando e, no final, dançando em volta de uma grande ciranda.