sexta-feira, 12/02/2016
Lazer

Museu da Microbiologia oferece atividades lúdicas e exposição biológica para alunos

Interessados podem visitar o museu no Instituto Butantã, em São Paulo

Com a missão de estimular a curiosidade científica e propiciar oportunidade de aproximação dos alunos com as disciplinas de Ciências e Biologia, o Museu da Microbiologia, um dos três museus localizados dentro do Instituto Butantã, em São Paulo, oferece inúmeras atividades para jovens do Ensino Médio e estudantes do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O espaço abriga uma exposição de longa duração onde os visitantes realizam uma viagem interativa pelo mundo invisível dos microrganismos. Por meio de computadores com filmes, animações, atividades interativas, microscópios, painéis, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários, os estudantes têm uma aula prática sobre as bases da microbiologia.

Clique aqui e confira as principais atividades educativas do museu

Clique aqui e sabia mais sobre o período de visitação no museu

Para os alunos do Ensino Médio, o museu oferece a oficina “Compreendendo o DNA” no qual o visitante poderá fazer a compreensão da composição e estrutura da molécula de DNA, por meio de uma série de técnicas diferenciadas.

O local também conta com uma mini exposição chamada “O mundo gigante dos micróbios”, voltada para crianças de 4 a 6 anos. Com filmes e jogos, além de lupas e microscópio, a exposição aborda temas como biodiversidade microbiana, função biológica dos microrganismos, além da relação com seres humanos e alimentação. Já alunos do 8º e 9º ano podem participar da atividade lúdica “Micromundo”, no qual podem conhecer a diversidade do mundo microscópico e as diferentes maneiras de observá-lo.

Grupos organizados como escolas, associações, grupo de escoteiros, ou a partir de 15 pessoas podem realizar o agendamento prévio para uma visita gratuita monitorada pelo museu.

Aprendizado para além da sala de aula

Para os estudantes da rede estadual paulista, as atividades e exposições do museu são uma grande oportunidade para introduzir ainda mais conhecimento sobre o assunto, que é visto ao longo do ano nas salas de aula. Na 2ª série do Ensino Médio, por exemplo, o assunto é abordado no terceiro e quarto bimestres com os temas DNA – A receita da vida e seu código e DNA – Tecnologias de manipulação.

Já os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental veem um pouco sobre microrganismos no terceiro e quatro bimestres com os temas Ciência e Tecnologia e Ser Humano e Saúde, respectivamente.

Vá ao museu e turbine seu conhecimento sobre Ciências e Biologia!

Serviço:

Local: Museu da Microbiologia/Instituto Butantã
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h45
Período: exposições e atividades permanentes
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500, São Paulo/SP (O museu fica localizado dentro do Instituto Butantã)
Preço de acesso ao museu: para crianças até 7 anos e alunos de escola pública em grupo agendado o acesso é gratuito
Preço para as atividades especiais: alunos de escola pública são isentos do pagamento