• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/08/2019
Boas Práticas

Museu do Futebol apresenta evento sobre estéticas da periferia

Evento promove competição de futebol sem regras, para estimular o protagonismo

Já pensou numa partida de futebol sem juiz, e em que as regras são criadas na hora pelos participantes? Essa é a premissa do Futebol Callejero, ação promovida pelo Museu do Futebol como parte da programação do festival Estéticas das Periferias. Além do Calleejero, o Museu terá feira de produtos de empreendedores solidários e bate-papo sobre empoderamento feminino nos dias 31 de agosto (sábado) e 1º de setembro (domingo).

O Estéticas das Periferias é realizado pela Ação Educativa e acontece no sábado (31/8), em duas quadras na área externa, na Praça Charles Miller, e terá a participação de mediadores da Rede Paulista de Futebol de Rua. Enquanto os boleiros jogam, das 10h às 17h haverá feirinha de artesanato, roupas, acessórios e comida produzida por integrantes da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária.

O Futebol Callejero surgiu na cidade argentina de Moreno, perto de Buenos Aires, como algo muito mais complexo do que um jogo: é uma atividade que pretende resgatar o protagonismo dos jovens, estimulando o diálogo. A ausência de uma autoridade na quadra (o árbitro) serve como estímulo para que debatam entre si até chegar ao consenso sobre que regras devem valer para aquela partida específica. Ao final do jogo, eles avaliam se o jogo foi justo, se os combinados foram cumpridos e como se sentiram no processo.

Ainda no sábado (31/8) às 11h, acontece no auditório do Museu o debate Empoderamento feminino: as mulheres no país do futebol, com a poeta, filósofa, pedagoga e líder de vários projetos sociais no Grajaú, Maria Vilani; a pesquisadora do futebol feminino Aira Bonfim; e as educadoras do Museu do Futebol Angélica dos Santos, Bárbara Cinelli, Patrícia Vieira Alves, Larissa Sousa dos Santos e Rosane Lima de Oliveira.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras