O Museu Pelé é uma boa pedida para saber mais sobre a vida do Rei do Futebol. Localizado em Santos, a aproximadamente 80 quilômetros de São Paulo, o museu conta com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus do maior futebolista do Brasil, além de áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Edson Arantes do Nascimento.
O visitante confere desde a infância pobre do Rei, o início da carreira de jogador em Bauru e a contratação pelo Santos até a estreia na seleção brasileira e a passagem pelo New York Cosmos.
O museu tem 4.134 metros quadrados e está instalado nos antigos Casarões do Valongo, erguido em 1867 para abrigar a sede do governo da Província de São Paulo, que seria transferida para Santos – o que não aconteceu.
Pelé
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu no dia 23 de outubro em Três Corações, Minas Gerais. O Rei do Futebol começou a sua carreira profissional aos 16 anos no Santos Futebol Clube, onde permaneceu por quase duas décadas.
Pelé é a única pessoa do mundo a ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970). Ele foi, inclusive, o jogador mais novo a ganhar uma Copa do Mundo – em 1958 ele tinha apenas 17 anos.
Não à toa Pelé recebeu o título de “Rei do Futebol”. Ele marcou 1.283 gols em 1.366 partidas. O Rei se aposentou no dia 1º de outubro de 1977.
Serviço
Museu Pelé
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Valongo (Centro Histórico)
Telefone: (13) 3233-9670
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria fecha 1h antes)
Ingressos: R$ 10 de terça a sábado / R$ 5 aos domingos
*Gratuito para crianças de até 10 anos e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública; 50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública de ensino e idosos.