• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/01/2018
A2img/Daniel Guimarães
Notícia

#MuseumSelfieDay: conheça o Museu do Café e participe do movimento mundial

Visite a Bolsa Oficial de Café, em Santos, e poste fotos com a hashtag #MuseumSelfie

Você sabia que há um museu voltado exclusivamente ao resgate histórico da comercialização do café no Brasil? Ele existe e fica em Santos, a cerca de 80km da Capital. Que tal aproveitar o Museum Selfie Day para conhecer o espaço e fazer parte desse movimento mundial? Nesta quarta-feira (17), visitantes de todo o mundo são convidados a participar postando um autorretrato em suas redes sociais com a hashtag #MuseumSelfie.

Ligado ao Porto de Santos, o edifício do Museu é facilmente reconhecido por sua arquitetura que mistura elementos de diferentes movimentos arquitetônicos, como o neoclássico e o barroco. Em 2009, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Entre objetos e documentos que formam seu acervo, já no início do passeio, os visitantes são ligeiramente impactados pela imponente Sala do Pregão, onde eram realizadas as cotações diárias das sacas de café, até o final da década de 1950. Com 81 cadeiras, um vitral e três telas do paulista Benedito Calixto.

A exposição permanente “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, trata de perspectivas científicas, históricas e arquitetônicas por meio de objetos, imagens, vídeos e mapas que contextualizam as particularidades da produção e comércio do grão ao longo da história até os dias atuais.

Para quem deseja fazer o passeio, há opções de visitas especiais e mediadas que abordam, de forma didática, a história do café e curiosidades do edifício, com programas voltados para alunos e professores. Saiba mais.

Serviço:

Bolsa Oficial de Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico, Santos – SP

Para mais informações: (13) 3213-1750 ou e-mail: museudocafe@museudocafe.org.br