• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/05/2004
Últimas Notícias

Museus da cidade viram fontes de conhecimento para alunos da escola pública estadual

Tornar o Museu uma fonte de estudo, pesquisa, convívio e capacitação é o objetivo do projeto desenvolvido pela Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Sul 1 em parceria com o […]

Tornar o Museu uma fonte de estudo, pesquisa, convívio e capacitação é o objetivo do projeto desenvolvido pela Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Sul 1 em parceria com o Museu Paulista e o da Casa Brasileira.

A iniciativa envolve 26 escolas de ensino médio e inclui treinamento de professores de História, proporcionando uma reflexão e análise da evolução da sociedade brasileira, através do estudo da cultura material exposta nos museus. Ao aprender procedimentos de pesquisa histórica, o estudante compreende as formas pelas quais deve ler a realidade que o cerca, entender as dinâmicas sociais, passando a ver-se como sujeito e construtor desse processo.

Responsável por preservar os objetos e, conseqüentemente, a memória, os Museus possibilitam uma aprendizagem das habilidades do historiador.

Além de articular o espaço com o projeto em sala de aula, os objetivos da proposta incluem: incentivar a compreensão e a utilização da cultura material; entender os processos de construção da memória social, situar as produções da cultura nos contextos históricos de sua constituição e significação; valorizar o museu enquanto espaço de produção de memória, de cultura e de ensino.

Constam três encontros com os educadores nos Museus e um realizado na Diretoria de Ensino para estruturar o projeto, que será desenvolvido pelas 26 escolas. No próximo sábado, dia 15, 80 alunos do ensino médio que estudam no noturno serão selecionados para a primeira visitação. Uma oportunidade de inclusão desses alunos que trabalham e não conseguem participar dos projetos pedagógicos executados nas escolas durante o dia.

“Só levar os alunos ao Museu não era interessante. Discutiu-se um projeto vinculado ao plano do professor para estimular o aluno, imprimir um novo método de compreender e verificar o Museu como espaço de aprendizagem de ensino de História. A idéia é mais um recurso metodológico para o educador. No Museu da Casa Brasileira, por exemplo, montou-se uma apostila com o histórico, a trajetória e o estudo sobre o desenvolvimento mobiliário desde o período colonial até os dias atuais”, exemplificou Paulo Henrique Arcas, Assistente Técnico Pedagógico de História da Diretoria de Ensino Sul 1.

O projeto de visitação aos Museus vai viabilizar a idéia central da equipe da Oficina Pedagógica, que prevê a utilização de espaços da cidade como fonte de conhecimento extrapolando os muros da escola. A intenção é mostrar que a História também pode ser contada com o uso de outras formas de leitura.

Luciane Salles