• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/09/2018
Ensino Fundamental

Museus paulistas têm programação especial para o feriadão

Artes, cinema, jogos, oficinas educativas, exposições e visitas monitoradas se destacam nas agendas das entidades

Os museus paulistas anualmente realizam uma programação especial e gratuita no dia 7 de setembro, data em que celebra a Independência do Brasil.

Neste ano, os museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo ofereceram aos visitantes diversas atrações. O “É Dia de Museu no Feriadão” é uma opção diferente e educativa que apresentar a diversidade dos museus paulistas em datas especiais. Por isso, um calendário recheado de atrações foi feito especialmente para capital, interior e litoral do Estado.

Destaques da Capital

Nos museus da capital, os temas artes, cinema, jogos, oficinas educativas, exposições e visitas monitoradas se destacam na agenda. O Museu da Casa Brasileira ofereceu a “Oficina de desenho com Jerusa Messina” para quem deseja aprender novas técnicas da arte.

MIS-SP apresentou, para os adultos, um combo (exposição + mostra de filmes) sobre o diretor Hitchcock, e, para a criançada, o filme Aladim. Para quem curte fotografia, a “Exposição Rios – Nova Fotografia” é a sugestão do museu.

Pina Luz (Pinacoteca) destacou a já conhecida atividade “JogaJunto” (quebra-cabeças, jogo de memória, dominó, liga pontos, cara a cara) para toda a família, e, ainda, as visitas educativas às exposições “Arte no Brasil” e “Mulheres Radicais”.

O Museu da Imigração ofereceu o “Ponto a Ponto”, um conjunto de oficinas para apresentar ao público etapas de criação da arte de bordar. Já no Museu do Futebol, os visitantes curtiram uma atividade diferente a cada dia: “Com que roupa eu vou?”, o “Jogo da Memória + Ação” e o “Jogo Gol de Letra”.

Destaques do interior e litoral

Em Santos, o Museu do Café, celebrou o 96º aniversário do edifício da Bolsa do Café com uma apresentação musical da orquestra caipira “Amigos Violeiros”.

Em Tupã, o Museu Índia Vanuíre, realizou a Oficina de confecção de chapéu e espada de papel.

Já em Campos do Jordão, os educadores do Museu Felícia Leirner prepararam uma atividade super especial, onde público analisará as transições das produções artísticas de Felícia Leirner. Os mesmos educadores acompanham a ação “Família no Museu: Natureza Sensorial”, atividade que propõe uma caminhada pelo jardim do museu

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, ofereceu o programa “Família Legal”. Após a visita, as famílias participaram de atividades especiais como quebra-cabeça e jogo da memória, recebendo ao final o certificado Família Legal. A programação se encerrou com o projeto “Domingo com Arte” em que os visitantes entraram em contato com pintura, músicas, performances, trabalhos manuais e escultura, produzidos em tempo real.