• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/12/2015
Pais e Alunos

Museus preparam programação especial sobre Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Cinco museus estaduais realizam a ação “Sonhar o Mundo – Educando para a Diversidade” até o próximo domingo (13). A programação especial é do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta quinta-feira (10), e pretende mostrar aos visitantes como esse tema se expressa na vida e no cotidiano das pessoas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

– Confira aqui a programação completa.

Os museus da Imigração, Diversidade Sexual, Memorial da Resistência, Afro Brasil e Índia Vanuíre, localizado em Tupã, terão visitas educativas temáticas, palestras, oficinas e exposições oferecendo experiências que provoquem a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

Entre os destaques da programação está a oficina de arpillera, técnica coletiva chilena de bordado, que acontecerá nos cinco museus. Além disso, contará com a presença de convidados ligados aos movimentos sociais.

Os visitantes poderão conferir também a mostra de fotografias “Todos podem ser Frida”, no Museu da Imigração. Pessoas de várias nacionalidades foram fotografadas na Estação República do Metrô, em São Paulo, vestidas e maquiadas como a pintora mexicana Frida Kahlo. A obra da artista Camila Fontenele de Miranda propõe reinterpretações sobre os gêneros.

Quem visitar o Museu Afro Brasil, terá a oportunidade de conferir a mostra “As aventuras de Pierre Verger” para discussão sobre imigração em todo o mundo. Já o Memorial da Resistência realizará neste sábado (12) uma Mesa-Redonda sobre “Direitos Humanos – conquistas e perspectivas: para Crianças e Adolescentes, população LGBT e resistência política”. Até domingo (13), o Museu Índia Vanuíre fará a exposição “A presença do Movimento Negro em Tupã”.

Os outros 13 museus da Secretaria de Estado da Cultura e duas unidades do programa Fábricas de Cultura também se integram à programação com diversas atividades.