As escolas Professor Odon Cavalcanti e Professor Lourenço Filho, localizadas na zona sul da capital, abrirão as portas nesta sexta-feira (20) para um mutirão comandado por 600 voluntários. As unidades receberão de pintura e oficinas a espaços ao ar livre decorados com palets. A ação, que beneficiará cerca de 700 estudantes de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está inserida no Dia dos Voluntários Telefônica Vivo, organizada mundialmente pela Fundação Telefónica.
Além dos funcionários da empresa, que vão trocar os escritórios pelas salas de aula, pais, estudantes e outros parceiros da sociedade civil também colaboram com a iniciativa. Nas últimas semanas, as comunidades organizaram festas para arrecadação de mais recursos e para colocar em prática os planos.
Na Odon Cavalcanti está prevista a construção de um ambiente de leitura externo com móveis de palets feitos por voluntários. A escola ganhará ainda um jardim, uma pista de esportes e os alunos participarão de uma gincana educativa. “Na nossa escola, temos muitos estudantes que moram em Heliópolis e organizamos as atividades do Dia do Voluntário para aproveitar principalmente a área verde, já que os nossos alunos têm carência de espaços como este onde moram”, conta a diretora Célia Regina Gonçalves.
Já na Professor Lourenço Filho, enquanto os adultos farão o serviço pesado – pintura das paredes e lixamento de palets para a criação de bancos que serão espalhados pelo pátio -, as crianças estarão em aula em oficinas de empreendedorismo, tecnologia, comunicação e dança. Eles também vão colocar a mão na massa com plantio de mudas para um novo pomar e uma horta suspensa. A ação incluiu ainda a doação de novos computadores e livros para a Sala de Leitura, que serão entregues posteriormente.
Serviço
Horário: 9h
EE Professor Odon Cavalcanti (rua Bamboré, 546, Vila Nair)
EE Professor Lourenço Filho (rua Tacaunas, 181, Planalto Paulista)