• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/04/2014
Pais e Alunos

Ação que cuida da saúde ocular de alunos, Visão do Futuro realiza mutirão sábado (12)

Projeto é voltado para os alunos do Ensino Fundamental entre 6 e 7 anos

Sábado (12) é dia de cuidar da saúde ocular dos estudantes entre 6 e 7 anos com mais um mutirão do programa Visão do Futuro. Nesse final de semana, o objetivo é atender cerca de três mil alunos de 126 escolas da capital com consultas oftalmológicas preventivas e reparadoras.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na primeira etapa, os estudantes passam por testes de acuidade visual dentro da sala de aula, aplicados por professores habilitados. Aqueles que demonstrarem dificuldade ou sintomas são encaminhados com os pais ou responsáveis até as clínicas oftalmológicas conveniadas para consulta.

“Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe. No entanto, vários casos podem ser resolvidos com um simples teste de acuidade visual. Daí, a importância da participação dos educadores também na saúde dos olhos dos alunos”, afirma a coordenadora do programa na Secretaria da Educação, Regina Gonçalves.

Os alunos contam com o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família e professores mediadores, que desenvolvem atividades lúdicas e de orientação dentro do transporte, ao longo do percurso e no período de permanência na unidade de saúde.

Em 2013, o projeto atendeu e encaminhou mais de 15 mil alunos, distribuindo cerca de 3.500 pares de óculos para alunos diagnosticados com problema de visão. A ação é realizada com parceria da Secretaria da Saúde, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e entidades de oftalmologia parceiras.