• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/12/2018
Ensino Médio

Na capital, Escola conta com projeto sobre uso consciente da água

‘Água: a importância para nossas vidas’ faz parte do aprendizado de alunos da E.E. Milton da Silva Rodrigues

Aprender desde cedo a necessidade de economizar água é uma forma de garantir a qualidade vida de vida das futuras gerações. Na capital paulista, a E.E. Milton da Silva Rodrigues se juntou para levar à comunidade escolar a importância do uso consciente dos recursos hídricos.

Alunos, professores e demais funcionários participaram do projeto “Água: a importância para nossas vidas”. Além de apresentar diversas maneiras de como se utilizar a água, o intuito é conhecer os seus ciclos e o seu valor para sobrevivência do planeta.

Para Cleonice Paes Barros, uma das educadoras responsável pelo projeto, os estudantes conseguem fazer uma reflexão em cima de diferentes assuntos. “Eles aprendem sobre os benefícios e a importância da água. Além disso, apresentam métodos de como devemos preservá-la”, explica.

Mais do que isso, a iniciativa faz com que os jovens se transformem em “fiscais” dentro da sua realidade social, avaliando quais atitudes são positivas e quais são negativas. Isso, de certa forma, também contribui com o avanço pedagógico.

“Na disciplina de Química da 2º série, por exemplo, falamos sobre tratamento de água, água potável, água pura. Como contamos com um laboratório, fazemos uma pequena demonstração das etapas do tratamento”, afirma o professor de Química, Luiz Carlos Rossetti.

As orientações são fundamentais para estimular os jovens a repassarem tais reflexões para o restante da família e amigos. “Antigamente eu não tinha noção da importância da água. Agora sabemos os motivos pelos quais temos que preservar o recurso”, revela a aluna Rudy Ferreira Abramovitz, da 2º série.

Quem também contempla a iniciativa é a estudante Ana Luisa de Lima Miyamoto, da 3º série. Para ela, os alunos do Ensino Médio devem repassar esse aprendizado aos demais que estão fora do projeto. “Se a gente não tiver essa consciência, o futuro está em xeque”, finaliza.