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quarta-feira, 12/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Na capital, projeto facilita o aprendizado de Matemática

Método de Melhoria de Resultados (MMR) desenvolve atividades lúdicas com os alunos da E.E. Marechal Deodoro

Matemática é uma das disciplinas que mais dividem os alunos: enquanto uns amam, outros querem passar longe. Seja qual for sua relação com ela, todos nós sabemos o quão é essencial o aprendizado dos números e suas equações. Na capital paulista, a Escola Estadual Marechal Deodoro desenvolveu uma proposta para facilitar o ensino aos seus alunos.

Através do Método de Melhoria de Resultados (MMR), a unidade aplica atividades lúdicas na rotina escolar dos alunos com intuito de tornar a Matemática menos complexa e mais acessível.

Para isso, são feitos inúmeros jogos e oficinas divididos em cinco eixos: números, operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.

“Foi feita a implementação de novas estratégias juntamente com os professores e a diretora da escola. Os jogos logo viraram febre entre a criançada e, então, decidimos fazer mais atividades voltadas para o ensino”, conta a coordenadora pedagógica da Marechal Deodoro, Noélia de Jesus Tacla.

Com o MMR os professores e a direção encontraram outras formas de atingir resultados de forma mais eficaz e rápida. A partir dele, foi feito um levantamento das habilidades com baixo desempenho e, no final de 2017, surgiram os resultados positivos.

“Quando fizemos os simulados do Saresp eu tive uma satisfação muito grande, era sorriso e alegria. Porque ali era o resultado de todo um trabalho. Então o MMR veio para ficar”, afirma Tacla.

As atividades de Matemática foram divididas em várias etapas, como ditados de números e situações de problemas. Por conta do resultado positivo, a iniciativa começou até ser aplicada em outras aulas.

“Formamos um grupo integrado, com professores regentes e especialistas. Tudo isso é só para o aluno ganhar”, ressalta a diretora da unidade, Miriam Gironda.

O projeto é aprovado pelos estudantes da escola. Para Mariane Gonzalez, o aprendizado ficou muito mais simples. “Aprendi Matemática muito mais rápido”, disse. O pequeno Cristian Reynaldo Apaza completou: “Para mim, também está sendo muito mais fácil”.