Nesta quinta-feira (17), o secretário Rossieli Soares e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) Leandro Damy estiveram na Escola Estadual Dr. José Maria Whitaker para acompanhar a entrega do kit escolar. A unidade, localizada na zona Sul da capital, recebeu 1068 kits para alunos do Ensino Médio.
A medida marca o compromisso da Secretaria de Estado da Educação com o assunto. Assim que assumiu a pasta, o titular priorizou a regulação dos contratos com as empresas e a negociação da entrega do material, o que não havia sido feito na gestão anterior.
“Estamos trabalhando muito para que o kit escolar chegue a todas as escolas com a maior brevidade. Buscamos acelerar o tempo, porque foi previsto meses para a entrega”, afirmou Rossieli.
A assinatura e a regularização dos contratos, dessa forma, permitem que o material chegue às escolas do interior e da Grande São Paulo em um prazo menor do que o estipulado. A previsão é que todas as unidades de ensino paulista recebam os kits até o final de março.
“É um dia importante vir a essa escola e verificar que o que está sendo comprado está sendo entregue aos nossos alunos. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado com a Educação paulista”, completou Leandro Damy.
Com a visita, também foi possível certificar a qualidade do material que será utilizado no começo do ano letivo. Para a diretora da unidade, Miriam Sudan Gorgatti, receber as caixas com os kits e entregá-los aos estudantes é sempre um momento importante para todos.
“Os alunos e as famílias já estão acostumados com o kit e, quando o começam as aulas, eles ficam ansiosos para pegá-lo. O material veio muito caprichado e com a cara da Ensino Médio”, disse.
Visita
Além de acompanhar a entrega do material escolar, Rossieli Soares e Leandro Damy conheceram as instalações da unidade. De acordo com o secretário, esse é um momento importante para ouvir e conhecer de perto as necessidades das unidades de ensino.
“Tive o prazer de visitar essa escola que tem muita coisa bacana e muitos bons exemplos que podem ser levados para rede”, ressaltou.
A equipe também aproveitou para conhecer a E.E. Teruko Ueda Yamaguti, que fica ao lado da Whitaker. A unidade atende alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ambas são de jurisdição da Diretoria de Ensino Centro-Sul.
“A presença do secretário estimula o trabalho das nossas escolas. Ficamos muito felizes em recebê-lo”, finalizou a dirigente de ensino da Centro-Sul, Maria Isabel Faria.
Kit Escolar
Os kits escolares são voltados para todos os alunos matriculados na rede e são montados de acordo com a faixa etária e etapa de ensino.
Para o Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), a caixa é composta por 31 itens, incluindo caderno de brochura, caderno de desenho, giz de cera, tinta guache, régua, lápis de cor, lápis grafite, caneta esferográfica azul, apontador, borracha e tubo de cola branca. Para o Fundamental II (Anos Finais), são 30 objetos.
Já para o Ensino Médio são três cadernos universitários e nove canetas esferográficas, entre outros 13 itens.
Para evitar os impactos negativos na rede, portanto, a pasta pretende já iniciar o processo de licitação para o ano de 2020. O intuito é trabalhar com prazos maiores para garantir a resolução de qualquer imprevisto.