Nesta quinta-feira (16), o secretário de Estado da Educação, João Cury, participou do lançamento da “BNCC na Prática”. O evento, organizado pelo Instituto SOMOS na capital paulista, teve como objetivo discutir os desafios da Base Nacional Comum Curricular no Estado de São Paulo.
A decisão de alterar e ampliar o currículo dos alunos partiu do Ministério da Educação (MEC) e, com a aprovação, Estados e municípios terão prazos para implementá-la de acordo com as diretrizes de cada região.
Na ocasião, o secretário ressaltou os grandes desafios de estabelecer essas mudanças no país, sobretudo, em São Paulo, que possui uma rede de ensino bastante robusta com quase 5 mil escolas e 4 milhões de alunos.
“Também temos que preparar todo o quadro de funcionários e enxergar as dificuldades de cada canto do Estado, para que se trabalhe habilidades e competências daquela determina comunidade”, explica Cury.
Ao lado do titular da pasta, estiveram representantes de diversas instituições de ensino e estudiosos no assunto. Para Ricardo Paes Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, essa proposta de equidade do ensino deve sempre manter a compreensão da sociedade. “Algo que é comum e que deve ser adotado por todos deve cumprir um sincronismo”, completa.