quinta-feira, 16/08/2018
Governo do Estado de São Paulo
Agenda do secretário

Na capital, secretário participa do lançamento da ‘BNCC na Prática’

Base Nacional Comum Curricular deverá ser implementada de acordo com diretrizes de cada região

Nesta quinta-feira (16), o secretário de Estado da Educação, João Cury, participou do lançamento da “BNCC na Prática”. O evento, organizado pelo Instituto SOMOS na capital paulista, teve como objetivo discutir os desafios da Base Nacional Comum Curricular no Estado de São Paulo.

A decisão de alterar e ampliar o currículo dos alunos partiu do Ministério da Educação (MEC) e, com a aprovação, Estados e municípios terão prazos para implementá-la de acordo com as diretrizes de cada região.

Na ocasião, o secretário ressaltou os grandes desafios de estabelecer essas mudanças no país, sobretudo, em São Paulo, que possui uma rede de ensino bastante robusta com quase 5 mil escolas e 4 milhões de alunos.

“Também temos que preparar todo o quadro de funcionários e enxergar as dificuldades de cada canto do Estado, para que se trabalhe habilidades e competências daquela determina comunidade”, explica Cury.

Ao lado do titular da pasta, estiveram representantes de diversas instituições de ensino e estudiosos no assunto. Para Ricardo Paes Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, essa proposta de equidade do ensino deve sempre manter a compreensão da sociedade. “Algo que é comum e que deve ser adotado por todos deve cumprir um sincronismo”, completa.