• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 02/11/2019
Ensino Médio

Nada de caneta azul! No ENEM 2019 só vale caneta preta

Gabarito da prova pode ser preenchido apenas com caneta de cor preta e tubo transparente

Lembra da música “Caneta Azul”, criada pelo vigilante Manoel Gomes no ano passado e que já passou da marca de 7 milhões de visualizações no Youtube? Ela pode ter ajudado muitos estudantes, mas neste ano, a coisa mudou: o ENEM deve ser feito apenas com caneta preta, seguindo orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A caneta preta deve ter o tubo transparente e pode ser usada no caderno de questões e no gabarito. O estudante que quiser levar uma caneta azul deverá guardá-la no envelope lacrado. Para resolver as questões e preencher o gabarito, seu uso está vetado. O preenchimento do gabarito com caneta azul é motivo de desclassificação.

Outro fator de desclassificação é o celular. O estudante deverá colocá-lo em um saco porta objeto. Se o telefone emitir qualquer som, como ligações ou alarme, por exemplo, o participante será desclassificado. Por isso, o Inep recomenda que o estudante nem use o celular na prova, ou deixe desligado para não atrapalhar na prova.

Sobre o ENEM

O ENEM acontece nos próximos dois domingos, dia 03 e 10 de novembro. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h.

No domingo, dia 03, a prova terá 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação. A prova começa a partir das 13h30 e vai até às 19h, sendo que a partir das 15h30 os alunos podem sair do local, mas sem o caderno de questões, e a partir das 18h30 a saída com o caderno de questões é liberada.

No dia 10 de novembro também serão 90 questões, divididas em 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática. A prova começa a partir das 13h30 e vai até às 18h30, sendo que a partir das 15h30 os alunos podem sair do local, mas sem o caderno de questões, e a partir das 18h a saída com o caderno de questões é liberada.

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, e os resultados individuais podem ser consultados no sistema SiSU a partir de janeiro de 2020.