• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/07/2017
Pais e Alunos

Nalini participa de reunião de Conselho da EduLab21

O Conselho se reúne para conhecer resultados e objetivos dos projetos implementados na educação

O secretário José Renato Nalini participou da 3ª reunião do Conselho Consultivo do EduLab21, em São Paulo. O eduLab21 é o laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna. Seu objetivo é fazer a ponte entre ciências e educação no desenvolvimento das competências para a vida.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Conselho se reúne anualmente para conhecer resultados e objetivos dos projetos que estão sendo implementados na educação, além de apontar a relevância dos projetos existentes para a formulação e execução de políticas públicas, analisar as condições de implementação dos projetos, considerando o contexto de política pública educacional, e sugerir linhas de projetos a serem exploradas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é tema expressivo na agenda educacional em 2017. Portanto, os participantes da reunião refletiram sobre o conteúdo da Base e as perspectivas para o trabalho com as habilidades socioemocionais. Além disso, outros temas compuseram a pauta, como: as habilidades socioemocionais na BNCC, o trabalho do eduLab21 e as competências da BNCC, como o Instituto se reorganizou a partir da demanda do Conselho Consultivo, o que já está acontecendo nos estados e os próximos passos a serem seguidos.

Para o secretário de Estado da Educação de São Paulo, “o trabalho deve ser feito para que sejam identificadas as origens dos problemas com base no entendimento das habilidades socioemocionais”, explica. Nalini também chama a atenção para que as boas práticas sejam cada vez mais desenvolvidas nas escolas, “mesmo naquelas com mais vulnerabilidade onde se vê alunos produzindo e superando dificuldades por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos alunos, como: diminuição de violência, aumento de protagonismo, extrapolação dessas melhorias para a microcomunidade”, finaliza.