• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/01/2019
Ensino Fundamental

Nas férias, alunos podem aprender ciência com diversão no Museu Catavento 

Além das exposições permanentes, unidade proporciona programação especial durante o mês de janeiro 

Ainda não aproveitou as férias escolares para conhecer o Museu Catavento? Na capital, a instituição conta com programação especial em janeiro e diversas seções de ciência que tornam o aprendizado muito mais divertido.  

Tocar em um meteorito, explorar o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou analisar o verdadeiro formato do Sol são algumas das atividades que os visitantes podem conhecer durante a visita. Para isso, eles podem explorar as quatro partes do Museu. 

Em Universo, o público aprende sobre astronomia e se aventuram no Sistema Solar. Na seção Vida, é possível vivenciar marcos da história, como a era dos dinossauros no Brasil, a evolução, além de visitar um borboletário e entender como funciona a comunidade das abelhas.  

Já na Engenho é a vez de aprender sobre calor, eletromagnetismo, fluído, luz e ótica, entre outros temas bem legais. Por fim, em Sociedade as crianças e adultos participam de conversas sobre questões que devem ser sempre mantidas em alerta, como drogas e preservação do meio ambiente. Além de diversas atividades nas áreas de nanotecnologia, jogos do poder, e mais. 

Gabriela Jesus Silva, aluna da E.E. Prof Aparecido Roberto Tonellotti de Francisco Morato, conta que visitou o Museu no final do ano passado e se surpreendeu com a quantidade de atividades. “Fiquei maravilhada. Gostei de tudo e quero vir aqui mais vezes”, completa.  

O colega de sala Gabriel do Santo da Silva também participou do passeio e aproveitou cada seção visitada, sobretudo, em Sociedade, onde participaram de uma dinâmica sobre álcool e direção. “Eu gostei de tudo que estava exposto, achei divertida a experiência que passamos”. 

O Museu é o lugar ideal para proporcionar um aprendizado mais lúdico. A professora de Língua Portuguesa da Tonellotti ressalta a necessidade de incentivar os jovens a se aproximarem de atividades culturais como esta. “A nossa juventude conhece pouco esse tipo de passeio”, declara. 

“Muitas escolas querem complementar o que é aprendido dentro de sala de aula e aqui é um ótimo lugar para isso”, completa a assistente administrativa de visitação do Museu, Paulicéia Novaes de Jesus. 

Pensando nisso, a entidade preparou uma programação especial de férias durante o mês de janeiro. Para consultar a programação completa, é só clicar aqui.