• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/10/2015
Pais e Alunos

Índice aponta São Paulo como o Estado com melhor condição de ensino no Brasil

De acordo com a pesquisa, São Paulo está à frente de Minas Gerais e Santa Catarina

Nesta quarta-feira (7) foi divulgada uma pesquisa pelo Centro de Liderança Pública sobre o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que avalia a situação de municípios e estados do ciclo infantil ao Ensino Médio das redes públicas e privadas e a média da paulista foi de 5,1. Avaliada, São Paulo consta com o Estado brasileiro que oferece as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com a pesquisa, São Paulo está à frente de Minas Gerais e Santa Catarina que obtiveram a mesma nota: 5. O estudo leva em consideração os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e critérios como escolaridade dos professores, experiência dos diretores, taxa de atendimento de crianças entre 0 e 6 anos e a jornada de aulas por dia.

O índice foi desenvolvido com apoio de pesquisadores do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann e deve servir de referência para mapear modelos e propor novas políticas públicas. Entre os 25 municípios mais bem colocados, 10 são paulistas: Novo Horizonte, Paranapuã, Monte Castelo, Birigui, Fartura, Atibaia, Cajobi, Junqueirópolis, Jundiaí e Tupi Paulista.

Na última edição do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento), São Paulo obteve o melhor resultado em cinco anos. Além disso, 98,7% dos alunos do 2º do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever. Um ano antes do que a média nacional.