sexta-feira, 22/06/2012

Neste sábado, Programa Visão do Futuro atende quatro mil alunos de escolas públicas

Ação promove consultas oftalmológicas gratuitas aos estudantes do Ensino Fundamental, com idades entre 6 e 7 anos Neste sábado (23) cerca de que 3.930 estudantes com idades entre 6 e […]

Neste sábado (23) cerca de que 3.930 estudantes com idades entre 6 e 7 anos do Ensino Fundamental, passarão por consultas oftalmológicas durante a terceira edição do programa Visão do Futuro. A ação é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade. Durante 2012, serão realizados cinco mutirões, que devem atender mais de 20 mil alunos da rede estadual.

O atendimento será das 8h às 17h, no Hospital Cema, na Mooca; na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Vila Mariana; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; no Instituto Suel Abujamra, na Aclimação; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

As crianças devem ir às unidades de saúde com os pais ou responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro. Os estudantes e seus acompanhantes terão transporte e lanche fornecidos pela Pasta.

Em sala de aula, os professores aplicaram testes de acuidade visual para identificar quem tinha alteração ocular. Selecionados os que apresentaram dificuldades para leitura, foram encaminhados às consultas os que já usam óculos há mais de um ano. Após a avaliação, caso haja necessidade, as crianças receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fussesp, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com idades entre 6 e 7 anos. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.