• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/12/2005
Últimas Notícias

No Centro de Referência Mário Covas, um convite para viajar pelo tempo

Documentos de meados do século XVIII até o modernismo da Internet levam a um mergulho na história da educação de São Paulo Um casarão amarelo de frente para a Avenida […]

Documentos de meados do século XVIII até o modernismo da Internet levam a um mergulho na história da educação de São Paulo

Um casarão amarelo de frente para a Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, chama a atenção de quem passa. Cercado por jardins arborizados, o casarão que abriga o Centro de Referência Mário Covas é um convite para entrar, sentar nos bancos à sombra e imaginar que memórias guardam suas paredes, além daquelas organizadas nos diversos núcleos que falam do passado e do presente da atividade escolar de São Paulo.

Lá dentro, é possível passear por essa história conhecendo a exposição permanente do CRE, chamada A Escola Pública e o Saber, e ver (ou rever) de perto a Cartilha Caminho Suave ou a Revista Escolar – Orgam da Directoria Geral da Instrucção, de 1º de fevereiro de 1925. Por lá, também, a Revista da Educação em que foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, e documentos da inauguração, em 1864, do Colégio Caetano de Campos, sede atual da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

No Braz Cubas, em Santos

Para quem iniciou a vida escolar na cidade de Santos, litoral de São Paulo, e teve no Colégio Braz Cubas o berço das primeiras letras, vai gostar de uma foto em especial. Em destaque em uma das paredes, a foto da classe em 1936, do ex-governador de São Paulo, Mário Covas, então um menino de seis anos, aluno do Jardim da Infância do Braz Cubas. Esse e outros registros, em meio a mais de 40 mil documentos impressos e de multimídia, nacionais e estrangeiros, fazem o deleite de pesquisadores, professores, alunos e de todo curioso encantado com o tempo e as histórias que ele conta.

Subordinado à Secretaria da Educação, o CRE Mário Covas é um difusor de informações e de referência educacional para o aprimoramento da formação e atualização constante dos educadores, sobretudo da rede estadual. O espaço funciona como uma grande biblioteca temática – uma das maiores existentes no Brasil na área da Educação – com acervo documental e virtual e um Memorial da Educação, atendendo toda a comunidade acadêmica e segmentos da sociedade civil. Além da biblioteca informatizada (Núcleo de Documentação) com acervo de 40 mil itens, o CRE Mário Covas conta também com videoteca, hemeroteca, acervo museológico e acervo virtual, disponibilizados em site na Internet (www.crmariocovas.sp.gov.br).

O Núcleo Memorial da Educação oferece exposição física e virtual e permite uma viagem por momentos significativos do processo de formação e desenvolvimento da rede pública estadual, relacionando-os com marcos políticos e educacionais brasileiros. Livros, objetos escolares e documentos, todos cuidadosamente guardados em vitrinas distribuídas pelas salas do casarão, despertam lembranças de um tempo escrito por educadores e alunos, personagens que o CRE Mário Covas sabe manter vivo e bem cuidado. Não falta nem mesmo a carteira de madeira, com banco ripado e o suporte para guardar o caderno e a cartilha.

Entre os serviços prestados pelo Centro de Referência Mário Covas estão as visitas monitoradas; documentação impressa, eletrônica e o Memorial da Educação; atendimento local e pela Internet para orientação de pesquisas aos acervos especializados; desenvolvimento de metodologias para elaboração de páginas e tecnologias eletrônicas de comunicação. Com isso, o CRE é também um parceiro na inclusão digital de professores, organizando tematicamente as informações e interligando todo o conteúdo. O contato com as diferentes formas de pensar, sentir e organizar o mundo, acessível graças a essa tecnologia, transforma-se em importante ferramenta de auto-aprimoramento para o educador.

Serviço:

Centro de Referência em Educação Mário Covas

Endereço: Avenida Rio Branco, 1.260, Capital, São Paulo

Fones: 3334-0666 e 3334-0100

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas

Vera Souza Dantas