• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/06/2019
Cursos para professores

No clima da Copa América, Museu do Futebol exibe exposição sobre futebol feminino

Mostra reúne curiosidades e trajetórias de mulheres apaixonadas pelo esporte mais popular do planeta

A Copa América está chegando! Pela primeira vez em 30 anos, o Brasil sedia o mais antigo torneio de clubes na América do Sul. Para entrar no clima futeboleiro e torcer para o Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino na França o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre suas portas para a mostra “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”.

A exposição trará diversas atividades para os dois eventos esportivos. Com projeto expográfico de Daniela Thomas, o público poderá conferir vídeos, fotografias, objetos dos acervos pessoais de atletas e um panorama com fatos que vão desde antes da proibição da prática do futebol pelas mulheres até a oitava edição da Copa do Mundo, na França.

“Acreditamos que o esporte, aliado à cultura, é um meio de promover a educação e valores que formam pessoas mais preparadas para a vida e cidadãos melhores, gerando um legado para a sociedade. É essencial trabalharmos para dar mais visibilidade ao futebol feminino, celebrando as jogadoras como elas são de fato: a Seleção Brasileira”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco, parceiro do Museu na mostra.

Os expectadores também poderão conhecer os nomes e rostos de atletas, técnicas, árbitras e jornalistas que batalharam para que o futebol feminino avançasse e estivesse representado em todos os eventos mundiais da modalidade. Entre elas está Adyragram, zagueira que teve importante atuação para a prática do esporte pelas mulheres.

Para Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol, 2019 já é um marco nas conquistas do futebol feminino no mundo. “A exposição exalta esse momento, mas também narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres para chegar até aqui. O reconhecimento de suas lutas deve ser fonte de inspiração às novas gerações” comenta.

A exposição fica em cartaz até o dia 20 de outubro. Além da mostra, estão programadas palestras, visitas educativas e ações culturais no Museu inspiradas na temática.

SERVIÇO

Exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

De 28/05 a 20/10/2019 – Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)
Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP
R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.