• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/11/2013
Sociedade

No Dia do Combate ao Câncer, Educação reúne vídeos com informações sobre a doença

Alunos tiram dúvidas com especialistas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Em 1988, o dia 27 de novembro foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Na mesma data é lembrado o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, sancionado em 2009. A doença que afeta as células do corpo humano apresenta diversos sintomas, já que existem muitos tipos de câncer e por isso as reações variam de acordo com cada órgão e região afetada pela doença. 

De acordo com o oncologista e diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Holf, os sintomas gerais de qualquer tipo de câncer são a falta de apetite, emagrecimento, cansaço e mudança no humor. O especialista lembra ainda que é preciso que as pessoas percebam as variações do corpo. “É importante que o indivíduo fique atento ao próprio corpo e note qualquer alteração persistente, pois um sintoma recorrente pode ser sinal de algo mais grave”, explica Holf.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para ajudar na prevenção do câncer e esclarecer dúvidas dessa doença, a Educação separou uma Playlist no canal do Youtube com entrevistas dos profissionais do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo explicando sobre prevenção, sintomas e mitos e verdades sobre a doença. Os alunos da rede estadual tiraram dúvidas com os especialistas sobre a doença. Assista aqui.

Confira outros vídeos:

Conheça os sintomas do câncer

Você sabe o que é o câncer?

Mitos e verdades sobre o câncer

Como se prevenir do câncer?

Prevenção

Até o dia 29 de novembro, acontece no Hospital do Servidor Público Estadual a “Campanha de Prevenção de Câncer de Próstata” A iniciativa marca o Novembro Azul. Servidores, dependentes e agregados que tenham interesse em participar, basta comparecer no 4º andar da unidade que fica na Av. Ibirapuera, 981, São Paulo. O atendimento acontece das 8h às 12h e é necessário apresentar o cartão do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, (Iamspe)

Além disso, acontece hoje o Dia D contra o Câncer de Próstata. Serão 14 pontos de orientação espelhados pelo Estado, compreendendo os Centros de Assistência Médico Ambulatorial (CEAMAs) de Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, regiões que contam com Urologistas credenciados, e o Hospital do Servidor Público, que fica na capital paulista. Nos CEAMAs, as orientações acontecem das 7h às 16h.