• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 14/11/2011
Últimas Notícias

No dia do supervisor, profissionais antigos e recém-chegados contam suas experiências

A Secretaria da Educação conta com o apoio de 1.572 supervisores, o que corresponde a 22,64% dos funcionários da área de suporte pedagógico Entender quais são as funções de um […]

A Secretaria da Educação conta com o apoio de 1.572 supervisores, o que corresponde a 22,64% dos funcionários da área de suporte pedagógico

Entender quais são as funções de um professor ou diretor escolar é tarefa fácil. Mas e um supervisor? Você sabe o que ele faz? O supervisor Marcos Aparecido Vargas, no cargo há apenas um ano, sabe suas funções e obrigações na ponta da língua.

“O supervisor ajuda a implementar as diretrizes políticas e metas da Secretaria da Educação, acompanha os índices de desenvolvimento educacionais, obtidos pelo Programa Qualidade da Escola, além de assessorar e orientar os processos nas instituições de ensino”, afirma.

Atualmente, a Secretaria da Educação conta com o apoio de 1.572 supervisores, o que corresponde a 22,64% dos funcionários da área de suporte pedagógico. Marcos, que sempre teve vontade de trabalhar como supervisor, faz parte deste importante número. Mas antes de alcançar esse sonho, ele foi professor, vice-diretor, professor coordenador, diretor, assistente técnico pedagógico e professor coordenador de oficina. “Sempre sonhei que poderia fazer carreira dentro da Secretaria. A decisão de ser supervisor surgiu junto com o sonho de ser educador”, conta.

Ao contrário de Marcos, que acabou de ingressar como supervisor, Joana Vera Simacek Paulesini está prestes a se aposentar. Ela ingressou como professora do Estado em 1978 e em 1993 assumiu o cargo de supervisora. “Vou sentir saudade quando me aposentar. Eu gosto muito do que faço e aprendi demais aqui. Esta é uma carreira que exige muito estudo e dedicação, mas vale a pena”, afirma.

Para Joana, que possui quase 20 anos de experiência, ser supervisora é orientar, tentar achar saídas e soluções e ajudar a escola e encontrar o caminho certo. Já para Marcos que acabou de chegar, ser supervisor é a oportunidade de construir um país melhor, com educação de qualidade para que os alunos habitem em um mundo sem discriminação e com qualidade de vida.

Secretário da Educação e Secretário Adjunto parabenizam os supervisores de ensino

Acompanhe no vídeo abaixo, a rotina de José Rodrigues da Silva, supervisor há 16 anos: