quinta-feira, 13/10/2016
Ensino Médio

No Dia Internacional para a Redução de Desastres, relembre história de superação de escola de SP

E.E. Monsenhor Ignácio Gióia, de São Luiz do Paraitinga, foi fortemente castigada por cheia, em 2010

Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Internacional de Redução de Desastres, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de promover reflexão acerca dos desastres socioambientais no mundo, trabalhando a construção e o fortalecimento de ações preventivas entre pessoas e organizações.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Monsenhor Ignácio Gióia, localizada em São Luiz do Paraitinga, fortemente castigada pelas chuvas de verão em 2010, é exemplo e superação. Após a tragédia, que deixou metade da população da cidade desabrigada, a escola, antes localizada em um casarão, ganhou um novo prédio, na parte alta da cidade.

Por sua história, cinco anos depois do desastre, a escola foi convidada para ser um dos pilotos do Programa Cemaden Educação, desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Por meio de exercícios, oficinas, relatos de história oral e outras atividades, o programa atua junto às escolas de Ensino Médio localizadas em municípios vulneráveis a desastres socioambientais. Saiba mais.

#AprenderParaPrevenir

A Secretaria da Educação de São Paulo, preocupada em construir conhecimento sobre prevenção, lança a campanha #AprenderParaPrevenir, com foco em mobilizar as escolas estaduais a realizar ações como intervenções, espaços de diálogo sobre o tema redução de riscos e desastres.

Até novembro, as unidades de ensino serão convidadas a mostrarem as práticas e ações desenvolvidas no tema. Já as que não promovem ações poderão participar compartilhando ideias para redução de desastres. Saiba mais.