• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/12/2006
Últimas Notícias

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Secretaria da Educação mostra que Prevenção Também se Ensina

Projeto desenvolvido há dez anos beneficia cerca de seis milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio Dados oficiais revelam que o Brasil tem hoje seiscentas mil pessoas infectadas com […]

Projeto desenvolvido há dez anos beneficia cerca de seis milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio

Dados oficiais revelam que o Brasil tem hoje seiscentas mil pessoas infectadas com o vírus HIV. Motivo mais do que suficiente para toda a sociedade se mobilize em torno de ações de prevenção, combate e esclarecimento sobre a doença. A idéia de transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. A data foi escolhida com base em critérios próprios das Nações Unidas, e no Brasil, passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Prevenir também é ensinar

O Projeto Prevenção Também Se Ensina, da Secretaria de Estado da Educação, é desenvolvido, desde o ano de 1996, pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) – por meio da Diretoria de Projetos Especiais e conta com o apoio do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde.

Tem como objetivos a promoção da cidadania saudável e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e às DST/HIV/Aids. Abrange todas as escolas das 90 Diretorias de Ensino do Estado, beneficiando aproximadamente 6 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Nesta sexta-feira, dia 1º, as Diretorias de Ensino Guarulhos Norte e Sul – em parceria com o Programa Municipal de DST/aids – realizarão durante todo o dia atividades no Auditório do Espaço Adamastor. À noite esta prevista uma apresentação dos trabalhos dos alunos multiplicadores.

Mais sobre o Projeto

O Prevenção Também se Ensina tem como base as recomendações dos parâmetros curriculares nacionais de se trabalhar transversalmente essa temática. As ações educativas na área da prevenção primária, para maior efetividade, devem estar contempladas na elaboração da Proposta Pedagógica de cada escola, durante o Planejamento Escolar.

A sustentabilidade do projeto tem sido obtida por meio das seguintes estratégias:

•  participação efetiva de toda a comunidade intra e extra-escolar, apoiado num processo de construção e reconstrução, ou seja, reflexão – ação – reflexão;

•  manutenção de coordenações regionais (integradas por um Supervisor de Ensino e um assistente técnico pedagógico (ATP) em todas as Diretorias de Ensino;

•  realização de reuniões técnicas, anuais, com os coordenadores regionais do Projeto, para assessorar, acompanhar e avaliar a implantação de projetos de prevenção às drogas, gravidez na adolescência e às DST/HIV/Aids nas escolas e promover o intercâmbio de experiências bem sucedidas;

•  seleção, organização e distribuição de kits de materiais didáticos sobre o tema, para todas as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio e respectivas Diretorias de Ensino, de forma a viabilizar a implantação de projetos de prevenção;

•  promoção de espaços comunitários para discussão e reflexão de temas pertinentes ao projeto, envolvendo escolas, grêmios, conselhos, centros de saúde, ONGs, associações e outras entidades que desenvolvam ações educativas voltadas para a prevenção e redução da vulnerabilidade da população local em relação aos agravos à saúde e à qualidade de vida.

•  Anualmente, os Conselhos Estaduais de Entorpecentes (COMENs) e os Conselhos Estaduais Antidrogas (COMADs) fazem indicações à Secretaria Nacional Antidrogas de projetos, instituições e profissionais que mais se destacaram na área da prevenção e/ou tratamento ao abuso de drogas.

•  A Gerência de Fortalecimento Institucional e Parcerias da DPE, por meio do Departamento de Prevenção, têm enviado mensalmente ao Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, relatório síntese das principais ações realizadas pela coordenação do projeto.

 

Reconhecimento

Durante a Semana Nacional de Prevenção de Drogas, em 26 de junho de 2006, a professora Leila Rentroia Iannone, Diretora de Projetos Especiais, recebeu o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, concedido à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) pela SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas, em reconhecimento às ações educativas do Projeto Prevenção Também Se Ensina na rede pública estadual de ensino.

Laço vermelho

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. Foi criado em 1991 pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de New York que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids. O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com o vírus e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.

“O laço vermelho foi escolhido por causa da ligação ao sangue e à idéia de paixão”, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.

 

Por causa da popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade do laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perder a força, o significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia. Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.