• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/03/2014
EJA - Educação de Jovens e Adultos

No Dia Nacional da Poesia, confira projetos de professores da rede estadual sobre o tema

Café com poesia, sopa de letrinhas e lançamento de livro são as iniciativas destacadas

Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Nacional da Poesia. Por isso, o Portal da Educação reuniu histórias de professores e alunos da rede estadual que desenvolveram iniciativas com o intuito de estimular a leitura de poesias.

Na E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez, zona leste de São Paulo, 100 alunos da unidade ajudaram a desenvolver um livro de poesias que ganhou repercussão internacional. Inicialmente, o projeto tinha o objetivo de estimular a produção de poesias de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, durante as etapas desenvolvidas, percebeu-se que a iniciativa ia além da produção textual. Os alunos passaram a alinhar poesia com reflexões que envolviam situações que marcaram suas vidas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em Mauá, região metropolitana de São Paulo, outra escola da rede estadual desenvolveu um projeto de sucesso. Depois de trabalhar poesias em sala de aula, o professor Júlio César Sbarrais, da E.E. Afonso Paschotte, reuniu os alunos para produzir uma sopa de letrinhas e organizar um sarau com leitura de poemas.

Café com poesia é outra boa iniciativa da rede. Há 10 anos, a E.E. Carlos Gomes organiza um evento que reúne apresentações culturais de dança e teatro e muita poesia. Poemas de Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré ganham força na voz dos empolgados alunos durante as declamações.

Segundo a diretora da unidade, Maria Edinete Martins de Lima, o evento faz com os alunos se dediquem mais aos estudos. “O nosso objetivo é fazer com que eles tomem gosto pela leitura e entendam que este momento pode ser prazeroso”, diz.

E se sua escola também desenvolve algum projeto de poesia, não perca tempo! Compartilhe com a rede estadual essa iniciativa e escreva para o e-mail portal@edunet.sp.gov.br ou para o Canal da Secretaria da Educação no Facebook.