Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Nacional da Poesia. Por isso, o Portal da Educação reuniu histórias de professores e alunos da rede estadual que desenvolveram iniciativas com o intuito de estimular a leitura de poesias.
Na E.E. Professor Alceu Guerner Gonzalez, zona leste de São Paulo, 100 alunos da unidade ajudaram a desenvolver um livro de poesias que ganhou repercussão internacional. Inicialmente, o projeto tinha o objetivo de estimular a produção de poesias de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, durante as etapas desenvolvidas, percebeu-se que a iniciativa ia além da produção textual. Os alunos passaram a alinhar poesia com reflexões que envolviam situações que marcaram suas vidas.
Em Mauá, região metropolitana de São Paulo, outra escola da rede estadual desenvolveu um projeto de sucesso. Depois de trabalhar poesias em sala de aula, o professor Júlio César Sbarrais, da E.E. Afonso Paschotte, reuniu os alunos para produzir uma sopa de letrinhas e organizar um sarau com leitura de poemas.
Café com poesia é outra boa iniciativa da rede. Há 10 anos, a E.E. Carlos Gomes organiza um evento que reúne apresentações culturais de dança e teatro e muita poesia. Poemas de Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré ganham força na voz dos empolgados alunos durante as declamações.
Segundo a diretora da unidade, Maria Edinete Martins de Lima, o evento faz com os alunos se dediquem mais aos estudos. “O nosso objetivo é fazer com que eles tomem gosto pela leitura e entendam que este momento pode ser prazeroso”, diz.
E se sua escola também desenvolve algum projeto de poesia, não perca tempo! Compartilhe com a rede estadual essa iniciativa e escreva para o e-mail portal@edunet.sp.gov.br ou para o Canal da Secretaria da Educação no Facebook.