• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/10/2013
Sociedade

Saiba qual é o caminho que clássicos da literatura percorrem até as mãos dos alunos

Programa Apoio ao Saber utiliza logística para distribuir, em 2013, cerca de 20 livros por minuto

Você sabia que o Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, porque essa é a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional, que aconteceu em 1810, no Rio de Janeiro? Naquele ano, o acervo era conhecido como Biblioteca Real e composto por livros trazidos pela Família Real, em 1808.

Nas escolas estaduais de São Paulo, a admiração por esse objeto é incentivada de muitas formas, entre elas, pelo Apoio ao Saber, programa da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), cujo intuito é distribuir aos alunos da rede estadual clássicos da literatura nacional e estrangeira. “Queremos incentivar a  importância da leitura na formação cultural e na ampliação da visão de mundo dos jovens estudantes”, diz a gestora do Programa de Livros da Educação, Maria Aparecida Magani. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No Apoio ao Saber, cada aluno recebe um kit contendo 3 livros. “Recebemos os livros das editoras, embalamos nessa unidade mais de dois milhões de livros, o que dá algo em 42 títulos de livros”, explica Paulo Queiroz, gerente comercial da unidade responsável pela distribuição de parte dos livros.

Um levantamento mostra que, na média anual, são entregues 2.655.457 kits, compostos por 7.966.372 livros, que são distribuídos para cerca de 3 mil escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A premissa do programa Apoio ao Saber é que os alunos levem os livros para casa. “O livro é deles”, afirma Maria Aparecida. “No entanto, alguns professores da rede aproveitam o material para trabalhar em sala de aula”, explica.

É o caso da educadora Sandra Rodrigues, professora de Língua Portuguesa, da E.E. Lygia Azevedo. “Quando esse material chega eu vejo como eu posso usá-lo casando com o currículo, a fim de o aluno notar que aquele material tem uma ligação com o conteúdo trabalhado em sala de aula”, explica.

#album[2476]down#