terça-feira, 19/02/2019
Agenda do secretário

No MIS, secretário participa de seminário internacional de educação

Encontro teve como finalidade discutir os principais desafios da rede pública para avançar a Educação Básica no país

Nesta terça-feira (19), o secretário Rossieli Soares participou do “Seminário Internacional Educação Já!” para discutir a carreira dos professores da rede pública de ensino. No painel, o titular fez um panorama geral da situação dos docentes no Brasil e ressaltou a importância de tornar a profissão cada vez mais atrativa.

“Ser professor é maravilhoso. Não podemos permitir que eles falem mal da própria profissão. Quando nós pensamos em valorização, temos que oferecer atratividade, com uma carreira e um salário digno”, disse.

Antes de tudo, Rossieli comentou que é necessário corrigir a falta de professores na rede pública. “Não podemos melhorar a carreira enquanto tivermos 25% dos docentes fora da sala de aula. Isso gera gastos ao poder público”, completou.

Ao seu lado, estiveram outros profissionais ligados à educação. Alexsandro Santos, consultor técnico de Educação na Câmara Municipal de São Paulo, falou sobre os desafios dos professores iniciantes. “Atrair um bom profissional é só o primeiro passo. Temos que garantir políticas específicas para fazer com que eles tenham um plano de carreira”, afirmou.

Barbara Bruns, do Center for Global Development dos Estados Unidos, e Denis Mizne, diretor geral da Fundação Lemann, também participaram do painel, sob mediação de Caroline Tavares, do Profissão Professor.

O evento, que começou ontem (18), promove durante os dois dias debates em torno dos desafios e caminhos para implementação de iniciativas que contribuam com o avanço da Educação Básica no Brasil. O encontro foi transmitido em tempo real pelo Canal Futura.

Realizado no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital, o encontro é uma iniciativa do Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).