Nesta segunda-feira (27) voltaram as aulas em toda a rede estadual, e neste ano a Educação conta com um calendário especial, em decorrência da realização da Copa do Mundo no Brasil. Uma das principais mudanças foi a alteração das férias escolares, que irão ocorrer de 12 de junho a 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.
“Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Outra mudança no cronograma para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo é a data de início das aulas, antecipada para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.
Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, fazendo com que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.
O planejamento foi feito pela Coordenação de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria com o intuito de colaborar com a organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo, e contribuir para que a presença dos alunos em sala de aula não sofra nenhuma interferência.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
Todas as 91 Diretorias de Ensino foram comunicadas para que avisem os pais e as comunidades escolares com antecedência. Também será reforçada a importância da participação dos alunos em todo o período letivo.