• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/10/2017
Grêmio Estudantil

Nos dias 25 e 26 de outubro acontece o I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis

O evento é parte do Gestão Democrática e visa ampliar as estratégias de mobilização na rede

Falta apenas uma semana para o maior evento de gremistas acontecer. Nos dias 25 e 26 de outubro, a Secretaria da Educação de São Paulo reunirá pela primeira vez líderes das escolas estaduais de diversas regiões no I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis, na cidade de Bauru. A ação faz parte do projeto Gestão Democrática e tem como objetivo ampliar o diálogo e as estratégias de mobilização da rede.

Foram abertas 400 vagas para representantes com idade entre 12 e 18 anos das 91 Diretorias de Ensino (tendo por base a tabela de proporcionalidade). Para a seleção, os candidatos enviaram vídeos com relatos das ações desenvolvidas e implementadas pela agremiação em 2017. Dessa maneira, uma comissão selecionou as produções com mais curtidas no Youtube.

Atualmente, são 4.713 escolas estaduais de São Paulo (92% do total) que mantêm agremiações estudantis eleitas democraticamente e autônomas. De acordo com a legislação, as chapas são formadas por alunos de cada ciclo de ensino atendido: Fundamental Anos Iniciais e Finais (1º ao 9º ano); e/ou Médio.

Representantes do Instituto Cidadania, da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Educação foram convidados para a abertura do evento. E, no primeiro dia, os alunos serão agrupados de acordo com os projetos apresentados e em cinco eixos: cultura, diversidade, participação política e social, vida saudável e meio ambiente e sustentabilidade. A ideia é que cada um, com ajuda de técnicas de design thinking, compartilhe a própria experiência e, a partir daí, seja construída uma única proposta por tema.

Ainda no primeiro dia, após o jantar, serão formadas 5 ‘rodas de conversa com especialistas’ dos eixos citados. O bate-papo será informal e o objetivo é tirar dúvidas e indicar novas abordagens aos estudantes.

No segundo e último dia do Encontro o foco do debate serão a estrutura dos grêmios estudantis hoje e o que pode ser feito para melhorar. A partir de dados extraídos do questionário aplicado na rede em 2016, a equipe do Gestão Democrática levantará algumas questões. Em grupo, os alunos terão que propor duas estratégias para cada. Essas propostas, por sua vez, serão levadas ao encontro estadual marcado para novembro.

Professores e Coordenadores

Além da programação direcionada aos alunos, durante o I Encontro Paulista de Grêmios Estudantis os representantes das diretorias serão divididos em duas turmas. Enquanto a primeira participa da mediação dos grupos de trabalho e rodas de conversa, a segunda passará por uma formação orientada em parceria com o Porvir. Ao final de cada módulo as turmas serão alternadas, para que o treinamento seja completo.