• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/09/2011
Últimas Notícias

Nota oficial: Secretaria da Educação desmente reportagem sobre aulas de Inglês em Rio Preto

A reportagem “Professor é obrigado a ensinar o que não sabe”, publicada nesta sexta-feira (16/09) pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, apresenta diversas distorções dos […]

A reportagem “Professor é obrigado a ensinar o que não sabe”, publicada nesta sexta-feira (16/09) pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, apresenta diversas distorções dos fatos que pretendeu reportar, destacando-se as seguintes.

1. Diferentemente do que afirma a matéria logo em seu primeiro parágrafo, o professor de Educação Física Silvestre Leite Neto, que pertence ao quadro de docentes eventuais da Escola Estadual Professora Darcy Federici Pacheco, de São José do Rio Preto, não ministrou nenhuma aula de Inglês, muito menos de Matemática e Português.

2. Ao invés do que consta no texto publicado, o citado professor não foi obrigado a ensinar Inglês. Na verdade, no dia 29 de junho, a Direção daquela unidade escolar, com pleno amparo na legislação vigente, solicitou a ele apenas que distribuísse para uma classe exercícios de Inglês anteriormente elaborados por docente responsável por essa disciplina, ausente naquela ocasião. Apesar da legalidade do pedido da Direção, o professor se recusou a colaborar.

3. Ao contrário do que diz a reportagem, o mesmo professor não foi obrigado a ensinar Matemática. Na realidade, da mesma forma como aconteceu em relação à classe com uma ausência pontual de professor de Inglês, a Direção da Escola solicitou ao docente reclamante que distribuísse atividades dessa disciplina, de modo a manter os alunos em sala de aula em condições de cumprir seu calendário escolar sem prejuízo. Assim como na outra solicitação, ele se recusou a colaborar.

4. Além de ter veiculado a afirmação falsa de que “há cinco meses Silvestre Leite Neto, 49 anos, dá aulas de português, inglês e matemática no ensino fundamental e médio” (pois ele recebeu somente as duas solicitações de aplicação de exercícios em julho), o jornal caiu em contradição, uma vez que reproduziu imagens de trechos de carta atribuída ao citado professor, nos quais ele teria afirmado expressamente: “me recusei a dar aulas de Português, Matemática e Inglês”. Ou seja, tais aulas não foram ministradas.

5. Contrariamente ao que o jornal afirmou no texto complementar “Estado diverge informação” (sic), não são divergentes as informações prestadas pela Secretaria de Estado da Educação sobre os fatos relacionados à referida reportagem. Por não ter compreendido a diferença entre, por um lado, o não comparecimento de um professor a uma aula (o que ocorreu) e, por outro lado, não haver professor no corpo docente da escola para uma disciplina (o que não é o caso), a reportagem inferiu simplista e erroneamente que eram divergentes as informações prestadas por esta Assessoria de Imprensa e pela Diretoria Regional de Ensino de São José do Rio Preto.

6. Com relação ao fato de que o professor Silvestre Leite Neto teve sua situação funcional regularizada somente em 13 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação esclarece que essa regularização foi dificultada pelo elevado número de faltas do próprio docente. Ele teve sua carga horária zerada em 2010 devido ao excesso de faltas no ano anterior, mas voltou a ter aulas atribuídas por força de liminar da Justiça. Com isso, em 28 de março deste ano, ele aceitou a condição de professor eventual às terças e quartas-feiras, com cinco horas-aula em cada dia. Apesar de ter aceitado esse compromisso, ele já acumula desde então 21 dias de faltas, entre justificadas e não justificadas, o que tem dificultado não só seu relacionamento com a Administração Escolar, mas também, e, consequentemente, o trabalho da Administração Central do Estado, responsável pelo pagamento dos servidores.

Finalizando, a Secretaria de Estado da Educação esclarece que não foi informada pela reportagem do Diário da Região sobre a existência da carta atribuída ao citado professor, de modo que não teve oportunidade de se contrapor às informações inverídicas veiculadas por esse documento.

São Paulo, 16 de setembro de 2011

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo