• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/02/2019
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

#Aluno: saiba como montar um clube de leitura

Os encontros fora da sala de aula reforçam o gosto pela leitura

Montar um clube de leitura pode ser uma ótima opção de reforçar os estudos fora da sala de aula. Aproveite que o ano letivo só está começando e reúna os amigos! É importante definir uma periodicidade dos encontros para cada um ser organizar antecipadamente. Além disso, todos precisam ter o gosto pela leitura!

Convide os amigos que gostam de ler: chame o seu amigo da escola, alguém da família ou seu vizinho. O importante é montar um grupo com pessoas interessadas pela leitura.

Faça uma votação para definir a obra que será estudada: depois de montar o grupo, faça uma lista com sugestões de livros que podem ser estudados. Lembrando que as obras precisam ser relacionadas ao objetivo do grupo. Por exemplo: se o clube de leitura é para ajudar no vestibular, escolha os livros obrigatórios estabelecidos pelas faculdades. Uma opção é fazer um sorteio para definir a obra.

Defina um local para o encontro: pode ser no parque, na sua casa ou na residência de um amigo. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.

Duração do tempo do encontro:  evite encontros longos e cansativos, pois é muito fácil de perder o interesse. Uma hora de discussão é um bom tempo para trocar conhecimento. Conforme os encontros vão acontecendo, o grupo vai sentindo a necessidade de aumentar ou diminuir os encontros.

Monte um gabinete com os integrantes: é importante montar um boletim informativo com todas as informações que foram trocadas durante o encontro. Faça uma votação para presidente, vice-presidente e secretário.