• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/12/2019
Boas Práticas

Clube de Leitura engaja alunos na literatura em escola de Valparaíso

Projeto tem como premissa escolher apenas livros brasileiros

Fim de mês na Escola Estadual Vicente Barbosa, em Valparaíso-SP, é uma ocasião especial. No último sábado de cada mês, alunos e professores se reúnem, por meio doo Programa Escola da Família, e fazem uma roda de conversa sobre um livro, escolhido no início do ano. É o projeto Clube do Livro “Filhos de Vicente”, que acolhe a comunidade local por meio da literatura.

O atrativo do projeto é que apenas livros brasileiros são escolhidos. Isso para incentivar o mergulho na literatura do país. “Percebemos que há um déficit na leitura da nossa literatura. Livros clássicos e muitas vezes erroneamente são vistos pelos alunos como chatos. Buscamos  despertar o interesse de nossos alunos para essa literatura e mudar a forma que eles veem esses livros”, explica Kaique Kelvin, professor da unidade.

Livros como, Dom Casmurro, Capitães da Areia e A Hora da Estrela já foram lidos pelo Clube. Todos já estiveram em alguma ocasião num prestigiado vestibular, como USP ou UNICAMP>

O projeto acontece com a participação de toda a comunidade, em especial dos alunos. “Cada aluno fica responsável em ler o livro do mês, participar do encontro e expor sua opinião, tudo de maneira confortável, para que eles de fato participem do projeto, e principalmente entendam o que eles estão lendo”, explica a professora Thaís Teixeira.

O projeto conta com o apoio de Edna Cardoso, Professora Articuladora do Programa Escola da Família, e serve de inspiração para as escolas que buscam um que a mais na hora de incentivar seus alunos na leitura.