sexta-feira, 08/11/2019
Avisos de Pautas

Conheça os vencedores do Concurso “Lei Maria da Penha”

Todos os alunos e professores participantes receberão um certificado

Como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres? Esta foi a pergunta que norteou a participação dos alunos da rede no concurso de desenho “Lei Maria da Penha”, proposto pela Secretaria da Educação em articulação com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

No total, foram produzidos 8.432 desenhos, sendo que na fase estadual 83 diretorias de ensino participaram do processo seletivo. Muitos alunos e professores aceitaram o desafio de transpor um assunto tão delicado para uma obra de arte, e 183 obras foram selecionadas até chegarem aos finalistas.

Confira os resultados

Além da certificação que todos os alunos e professores receberão, o primeiro colocado terá seu desenho ilustrando a capa da “Cartilha Maria da Penha”, do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de São Paulo; e o segundo, a página interna.

De acordo com Paula Sant’anna Machado de Souza, coordenadora do Núcleo, iniciativas como essa buscam cumprir o que a própria Lei traz como diretriz de medidas preventivas: “É essencial, portanto, levar esse debate ao espaço da Educação, para construirmos um futuro sem desigualdades e violência. Os desenhos vencedores farão parte da nossa Cartilha, que também é um instrumento muito importante para levar informação para as mulheres, ressaltando que a Defensoria Pública tem, dentre outras funções, a de educar em direitos a população”, pontua.

A repercussão positiva da seleção foi comemorada pela Educação. “A ação ampliou o conhecimento sobre a Lei e fomentou a reflexão sobre a necessidade de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e o engajamento coletivo na prevenção à violência e ao desrespeito contra a mulher, resultados que justificam a continuidade da ação para os próximos anos”, explica Raquel Maria Rodrigues, do Centro de Inclusão Educacional da Secretaria da Educação.