quarta-feira, 16/05/2018
Governo do Estado de São Paulo

Continuam abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação

Podem participar alunos do do 9º ano do Ensino Fundamental; inscrições até 25 de maio

Continuam abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo. As redações devem ser enviadas até 25 de maio. Podem participar também estudantes das redes municipal e particular.

Confira o regulamento

Promovido pela Educação e pelo Hospital do Amor, em Barretos, o tema desta edição é “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”.

Criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa, serão os critérios avaliados para a escolha das cinco melhores redações. Os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download. Clique aqui .

“A ideia surgiu como um desafio. O jovem gosta de ser desafiado. A ideia é fazer um desafio, mas um desafio que mexa com o melhor que as pessoas podem ter como ser humano que é a sua intelectualidade”, disse o Dr. Vinícius Vazquez,diretor do Hospital de Amor, de Barretos.

A competição é dividida em três etapas: locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce. A lista com os finalistas será divulgada no dia 12 de julho.

As redações serão avaliadas por uma banca de professores e depois encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino, que serão responsáveis por selecionar as melhores e encaminhar o material para o hospital até o dia 11 de julho.

Os vencedores serão contemplados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os jovens aprenderão a importância da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção.

O primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.

Edições anteriores

Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas. “Para esse ano de 2018, a nossa meta é passar de 20 mil redações”, diz Reginaldo Batista Chicalé, do Núcleo de Educação do Hospital do Amor.

“É muito emocionante. Agradecer as escolas que participaram mesmo que não foram ganhadoras, mas que participaram e que é muito importante. E a gente fica muito feliz”, disse a subsecretária de Articulação Regional, Valesca Penteado de Toledo Honora.