• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/09/2019
Governo do Estado de São Paulo
Lazer

Curso aproxima meninas da rede escolar da prática científica

"Menina Ciência, Ciência Menina" é voltado a alunas do Ensino Fundamental na Região do ABC

A UFABC abriu inscrições até 4 de outubro para o curso Menina Ciência, Ciência Menina, voltado a alunas do Ensino Fundamental 2 e matriculadas em escolas da Região do ABC. As aulas acontecerão em cinco sábados (19 e 26 de outubro e 9, 23 e 30 de novembro), das 9 às 16 horas, no Campus Santo André.

Confira a página do evento

O objetivo do curso é mostrar que mulheres também praticam ciência, humanizar a figura da cientista e inspirar o público a conhecer novas alternativas de formação profissional e acadêmica. “A ciência não é algo distante, em laboratórios. Ela está na comida que comemos, no celular que usamos para as redes sociais, na cadeira que estamos sentados. Tudo é ciência. Esse projeto mostra para as famílias brasileiras a importância dela para a sociedade”, pontua Marcos Vinícius de Souza, sub secretário estadual de tecnologia e desenvolvimento.

O programa conta com palestras e atividades práticas e em laboratório, que tratam de astronomia, cosmologia, oceanografia, física, educação, química, bioquímica, paleontologia, engenharia, matemática, biologia, astrobiologia e fototerapia. Serão 50 vagas, preenchidas por meio de sorteio, com divisão por igual entre alunas de escolas públicas e privadas.

O conteúdo foi elaborado com a colaboração de cientistas que são referência em suas respectivas áreas. “Nosso foco sempre será nos professores e principalmente aos estudantes da rede. São eles que dentro de alguns anos serão os cidadãos responsáveis pela nossa sociedade, nossos engenheiros e médicos, que levarão para sempre a noção de que a ciência resolve os problemas da vida racionalmente”, explica Marco Antônio Zago, presidente da FAPESP.

Há alguns projetos de pesquisa de cientistas que atuando na própria UFABC, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Conheça também o projeto Ciência para Todos, lançado recentemente pela Educação