quarta-feira, 25/09/2019
Boas Práticas

Desafio do Conhecimento testa estudantes do Fundamental e Médio

Ação promovida pela Escola de Engenharia de Lorena da USP tem inscrições abertas até 27 de setembro

Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio podem participar do Desafio do Conhecimento, competição organizada pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A atividade envolve a resolução de enigmas em grupo e de forma individual.

Faça sua inscrição gratuita aqui

São duas fases: uma virtual e outra presencial. O aluno cria uma conta de usuário, preenche o formulário on-line e recebe o número de inscrição. Na primeira etapa, pela internet, o estudante responde a dez questões em um período máximo de duas horas. Ele pode escolher fazer o desafios nos dias 30 de setembro ou 1º, 2, 3 e 4 de outubro. É permitido o uso da internet, livros, consulta a professores ou outras pessoas.

A iniciativa quer estimular a aprendizagem e valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de trabalhar a compreensão e a cooperação nos alunos participantes. Para isso, os níveis de avaliação são divididos: o primeiro para quem está no 6º e no 7º ano; o segundo para o 8º e o 9º ano e o terceiro para o ensino médio.

Leia o regulamento

Os 30 estudantes de cada ano e série que tiverem o melhor rendimento, dentro do limite mínimo de acerto, que é 30%, passam para a próxima etapa. Essa fase ocorre no dia 26 de outubro, presencialmente na EEL, que fica na cidade de Lorena a 200 quilômetros de São Paulo. Os alunos serão divididos em times para resolverem uma situação de problema e, depois, sozinhos, terão que fazer uma prova escrita de múltipla escolha.

Os resultados serão divulgados no site oficial do desafio. Os três primeiros colocados de cada ano do fundamental e do médio serão premiados com certificados.