• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/01/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Dez canais do Youtube para aprender de maneira divertida

Temas de Ciências, História e Matemática disponíveis pela internet tornam a compreensão das matérias mais sólida e eficiente

Em tempos de redes sociais e mídias digitais, as formas de aprender e ensinar também tiveram mudanças e não apenas se limitam a lousa e giz. Pensando nisso, a Educação listou 10 canais do Youtube que podem ajudar os alunos durante os estudos.

Ciência em Show Oficial

Ensinar Ciências de maneira descomplicada e descontraída. É isso que o trio de cientistas formado por Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Angelo faz no Ciência em Show. Todas as propostas estão fundamentadas em sólidos referenciais teóricos e levam uma visão moderna do ensino, que usa tecnologias e espaços diversos para facilitar a aprendizagem. Clique aqui e assista aos vídeos.

Educa Responsa

Nesse canal, os vídeos produzidos pelos jovens protagonistas do Projeto Educa Responsa tratam de esclarecer dúvidas sobre como funciona o Grêmio Estudantil, além de dar dicas sobre como transformar sua escola em um lugar mais interessante. Assista aqui.

CINEstória

Como sugere o nome, o programa CINEstória utiliza o cinema para ensinar a História do mundo. O apresentador, Orlando Stieber, é um professor de Atualidades e História apaixonado pela sétima arte. Então, ele decidiu juntar seus dois amores. O resultado são vídeos  muito interessantes que estão disponíveis aqui.

BVLbiblioteca

É o canal oficial da Biblioteca Parque Villa-Lobos, que sempre tem uma entrevista bacana com autores convidados pelo programa Segundas Intenções na BVL. Confira aqui.

Manual do Mundo

É o lugar para você aprender de tudo! Por meio da Química e da Física, o dono do canal, Iberê Thenório, explica como fazer um abridor de garrafas magnético ou utilizar um celular e uma webcam para fazer um microscópio ou ainda reciclar papel em casa. Navegue aqui.

Professor Ferretto

O canal leva o nome do apresentador, e como diz o slogan: Professor Ferretto é mais Matemática. Sim, existe uma solução na internet para que você entenda a matéria mais complicada e tida por muitos como a grande vilã das notas vermelhas. Divirta-se e aprenda. Clique aqui.

Biologia Total com Prof. Jubilut

Página organizada pelo professor Paulo Jubilut e destinada à divulgação da ciência biológica para vestibulandos, universitários, biólogos, professores e demais amantes da Biologia. O canal possui um acervo completo de videoaulas dinâmicas e objetivas para facilitar a sua vida. Veja mais aqui.

YouTube Edu

Se você é professor, no YouTube Edu você poderá submeter videoaulas para publicação, ou ainda escolher produções de outros docentes para utilizar com seus alunos. Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa. Conheça aqui.

USP – Universidade de São Paulo

O canal da maior universidade pública do Brasil disponibiliza vídeos sobre assuntos diversos. Geralmente, são matérias que explicam ao público como funcionam alguns projetos da USP e como a universidade trabalha para que as vidas das pessoas assistidas sejam melhoradas. Assista aqui.

Khan Academy em Português

Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a Educação, proporcionando uma classe mundial livre para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Veja aqui.