• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/11/2019
Lazer

Dia da Consciência Negra nas Fábricas de Cultura

Atividades são diversas e acontecem antes e depois da data, no dia 20 de Novembro

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Uma data que celebra a luta por igualdade e relembra personagens históricos que foram importantes pela igualdade racial. Para comemorar a data e reforçar sua importância, as Fábricas de Cultura da cidade de São Paulo irão promover diversas atividades sobre o tema, como contação de histórias, oficinas, palestras e mostras de leitura de autores afro-descendentes.

A programação é bem diversa. A Fábrica de Cultura Brasilândia, na terça (19), às 15h, realiza “Turbante como resistência e a instalação Sankofa”, uma roda de conversa seguida de oficina de turbantes que vai falar sobre o significado desse adereço para as mulheres negras. Já na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, a programação acontece na quinta (21), às 14h30, com o encontro “Afro-brincadeiras”, que oferece jogos e brincadeiras de diferentes países africanos e da cultura afro-brasileira.

Na Fábrica de Cultura Parque Belém, terça (5) e quarta (20), às 15h, a “Contação de Histórias: Histórias de Princesas”, apresenta contos da tradição africana que costumava-se contar com a família reunida em volta da fogueira, como “Onyia“, a “Lenda da Sabiá“, “Apun’Anwu“, e “Longe do Sol”, que fazem parte do livro “Contos da Lua e da Beleza Perdida”, de Sunny.  Na quinta (7), às 10h, e no sábado (22), às 15h, a “Roda de Conversa: Raízes Musicais” aborda a contribuição da cultura africana para a música brasileira e convida o público a relembrar grandes artistas e conhecer novos representantes dos ritmos afro-brasileiros.

Já a  Fábrica de Cultura Jaçanã promove, na terça (19), às 10h, uma roda de conversa  sobre sexualidade. “O que nos toca a pele não é dissabor, é o racismo! Sexualidade e a solidão da mulher negra” propõe uma reflexão sobre estereótipos associados às mulheres negras.

Outras unidades também terão suas programações. Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, a atividade acontece na quinta (21), às 14h30, e as crianças poderão conhecer jogos tradicionais de Moçambique, Zimbábue e Uganda na ação “Brincadeiras africanas”. Já a Fábrica de Cultura Capão Redondo, na terça (19), às 10h, realiza “O que acontece antes do 20 de novembro”, um debate sobre a negritude e suas contribuições.