• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/11/2019
Lazer

Dia da Consciência Negra no Museu do Futebol

Atividades fazem parte da Virada da Consciência

Como esporte mais popular do País, o futebol reflete as questões raciais como poucos elementos da cultura brasileira. Do surgimento como esporte das elites brancas à aceitação de jogadores negros nos clubes, passando pelos lamentáveis casos de racismo nos estádios, o Museu do Futebol promove um dia de conscientização com várias atividades que misturam informação e diversão.

Todas as atividades acontecem nesta quarta, dia 20 de novembro.

OFICINA BONECAS ABAYOMI – Entre 10h e 11h30  – Sala Números e Curiosidades

As Bonecas Abayomi eram feitas como amuletos a partir de retalhos das roupas de mulheres escravas para acalentar seus filhos durante o trajeto de navio entre a África e o Brasil. A palavra Abayomi quer dizer feliz encontro. Nesta oficina, os participantes aprenderão como produzir uma.

VISITA EDUCATIVA AO MUSEU – 10h30 e 14h – Sala Grande Área      

Visita temática com educadores do Museu do Futebol em que o público será estimulado a discutir e refletir sobre as personalidades negras presentes no acervo e sobre preconceito dentro e fora dos gramados.

BATE-PAPO “Caminhos para a diversidade e inclusão racial no mercado de trabalho” – 11h 

Em parceria com o festival Mesa Afro Brasil, Museu do Futebol promove um bate-papo sobre diversidade e inclusão racial no mundo do trabalho, com a participação de profissionais atuantes e engajados no assunto, como Lina Nakata, do projeto GreatPlacetoWork, e representantes do Coletivo Coach e do Sebrae. Seus representantes vão apresentar informações, dados e pesquisas das suas respectivas áreas de atuação para elucidar questões sócio-raciais e dialogar com o público presente. A mediação será feita por Cynara Batista, curadora do Mesa Afro Brasil.

O evento ainda conta com a participação especial do Coral da Faculdade Zumbi dos Palmares fazendo a abertura e encerramento com a trilha sonora do Troféu Raça Negra.

Inscrições

QUAL É A HISTÓRIA? – Entre 14h e 15h30 – Sala Origens

Esta atividade educativa utiliza cartas com pequenos trechos de contos africanos. As cartas serão embaralhadas e os visitantes usarão a imaginação para criar histórias usando a nova sequência dos contos.

MEMORIBALL – Entre 14h e 15h30     

O clássico jogo da memória foi adaptado com personalidades negras presentes na exposição do Museu do Futebol. As pessoas escolhidas para este jogo foram significativas no cenário esportivo, cultural e social, tanto no Brasil quanto no exterior.