sexta-feira, 22/11/2019
Boas Práticas

Diretoria de São Carlos premia estudantes medalhistas da OBA

Palestras e ações com a comunidade foram foco de ATPCs na diretoria

A Diretoria Regional de São Carlos premiou trinta e um estudantes que conquistaram medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica deste ano. Uma das líderes de participações em programas para estudantes, como olimpíadas e o Vem pra USP, a diretoria incentiva a participação da comunidade oferecendo vários encontros formativos em parceria com professores da USP.

Foram sete encontros formativos (ATPCs), estimulando professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e professores do ensino médio à participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “É sempre bom reconhecer aqueles que se dedicaram no ano. Isso faz os jovens se inspirarem, ficarem fortalecidos para participarem de mais eventos assim”, explica a diretora regional de São Carlos, Débora Blanco.

As formações oferecidas variaram desde a exploração de Softwares educacionais como o Stellarium e Google Sky Map, até aulas sobre o sistema Sol –Terra –Lua, Sistema solar, esfera celeste, Estrelas, Galáxias e Cosmologia até aulas de Astronáutica. “Revisamos esses conteúdos na sala e sempre foi gratificante ver dos alunos que eles queriam participar e aprender ainda mais”, comemora o professor de física Pedro Nunes.

As atividades são uma parceria entre a DER São Carlos e o Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos na pessoa do Prof. Dr. Valter Líbero, que idealizou e ministrou todos os encontros.

Outra parceria de destaque é com o Planetário de Tatuí “Prof Romildo Póvoa Faria”, que pelo colaborador Luís Antônio Alves Marino, ministrou palestras e atividades para professores e alunos, ressaltando a importância da Astronomia como incentivadora ao estudo de ciências ao despertar da curiosidade dos alunos.