quarta-feira, 19/06/2019
Governo

Educação SP vai incluir educação para o trânsito na grade curricular das escolas estaduais

Ação prevê reduzir índices de acidentes de trânsito com ações preventivas nas escolas

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (18) o programa Respeito à Vida, que prevê viabilizar ações preventivas e reduzir acidentes e fatalidades no trânsito. Na Educação, o projeto será viabilizado a partir do projeto Via Escola, que levará o tema trânsito para as salas de aula da rede estadual de ensino.

A ideia é valorizar e capacitar os educadores, que serão treinados para incluir a segurança viária de forma transversal na grade curricular, além de reforçar direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito. “O programa contempla ações educativas que garantem à população do Estado de São Paulo o respeito à vida. É um fortalecimento da comunicação e da educação, no âmbito das escolas estaduais”, pontua o Governador João Doria.

As ações serão desenvolvidas de acordo com faixa etária dos estudantes e vão contemplar atividades internas e externas enfatizando os papéis de pedestres, passageiros e condutores, assim como seus direitos e deveres. “Nosso objetivo é  desenvolver a consciência, a cidadania e a ética em nossos jovens por meio de um trabalho preventivo no espaço escolar”, explica o secretário Rossieli Soares.

Os conteúdos serão colocados na grade curricular em parceria com o Detran.SP, e respeitam o currículo paulista e a Base Nacional Comum Curricular.

O programa Respeito à Vida têm como foco a segurança viária e serão implementadas por meio das secretarias de Governo, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.