terça-feira, 12/11/2019
Boas Práticas

Feira de Ciência e Tecnologia da USP reúne projetos, ideias e mais de 700 alunos

Evento reuniu cerca de 3.000 pessoas na USP de São Carlos

Trabalhos executados plataforma Arduíno apareciam aos montes nos estandes organizados na quadra da USP, na Feira de Ciência e Tecnologia da USP, realizada no dia 19 de outubro. Foram mais de 3.000 pessoas presentes, entre estudantes e professores, reunidas com um só objetivo: promover a ciência.

O tema dessa edição foi “A Ciência e a Tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade”, e teve como parceiras a o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC) e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. Em sua fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo.

“Hoje, temos aqui oitenta e seis clubes de ciência de escolas estaduais pertencentes a sete municípios que estão sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Um verdadeiro sucesso, algo que nos remete ao ano de 2011, quando promovemos os primeiros eventos deste gênero”, pontua Wilma.

Com a ajuda de Wilma, mais de setecentos alunos mostraram a professores e visitantes suas ideias para ajudar a sociedade. Um dos focos foi a inclusão digital, já que o evento incluiu o kit Arduino como tema de destaque. “A Educação preza muito pela inclusão digital, e para isso, teremos no ano que vem o Inova Educação, que dentre tantos objetivos tem como linha de pensamento colocar nossos alunos no século XXI”, pontua o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

O evento aconteceu no Centro de Eventos do Campus USP de São Carlos e foi coordenado por diversos professores e dirigentes, entre eles a dirigente regional de São Carlos, Débora Costa Blanco.