• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/03/2020
Avisos de Pautas

Inscrições abertas para o Programa Prospera

Programa é destinado a jovens da rede estadual e contempla incentivo para desenvolver Projeto de Vida

O Programa Prospera, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, está com inscrições prorrogadas até essa sexta-feira (6). A iniciativa é voltada para estudantes da rede pública estadual matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Inscrições podem ser feitas pelo link

O Programa Prospera é parte do Vale do Futuro, iniciativa do Governo que visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social de cidades da região do Vale do Ribeira. Por ele, os jovens receberão um incentivo de até R$ 5 mil para desenvolver um plano de vida, como forma de incentivar a progressão escolar e à participação do jovem em todas as atividades propostas pela iniciativa.

“A data de encerramento das inscrições foi postergada para dar oportunidade a todos os jovens da região do Vale do Ribeira. Nestes últimos dias, tivemos uma alta procura pelo programa e não gostaríamos deixar ninguém de fora”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes.

Ao todo, são 4 mil vagas no Prospera, programa que se desenvolve a partir da criação de um projeto de vida (pessoal e profissional) com apoio de tutoria. Como complemento ao currículo escolar, serão oferecidas capacitações técnicas em finanças, motivação e tecnologia.

Como funciona

A adesão ao programa é voluntária e, no momento da inscrição, o aluno assume o compromisso de cumprir as etapas do Programa para receber os benefícios. Podem participar estudantes de famílias cadastradas no CadÚnico, com renda familiar per capita até meio salário mínimo. Atualmente, existem aproximadamente 24 mil jovens registrados no CadÚnico na região do Vale do Ribeira, que compreende os seguintes municípios Apiaí, Barra do Chapéu, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Grande, Tapiraí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras.

O estudante que cumprir as etapas do Prospera irá receber um incentivo financeiro de até R$ 5 mil, vinculado à progressão escolar e à participação do jovem em todas as atividades propostas pelo programa. O valor do incentivo também será proporcional ao ano letivo em que o estudante ingressar no programa, porque os depósitos serão efetuados ano a ano.