quinta-feira, 18/04/2019
Avisos de Pautas

“Coruja da Leitura” estimula leitura e ilustração em escola da rede estadual

Na E.E. Professor Demosthenes Marques, em São Paulo, os livros nem sempre ficam na Sala de Leitura da unidade. Num projeto em conjunto com professores e pais da comunidade, a leitura é incentivada no horário escolar e no tempo livre em casa, fora das escolas. Chamado de “Coruja da Leitura”, a ideia é que alunos […]

Na E.E. Professor Demosthenes Marques, em São Paulo, os livros nem sempre ficam na Sala de Leitura da unidade. Num projeto em conjunto com professores e pais da comunidade, a leitura é incentivada no horário escolar e no tempo livre em casa, fora das escolas.

Chamado de “Coruja da Leitura”, a ideia é que alunos escolham um livro dentre as centenas disponíveis na Sala de Leitura e levem para casa, numa sacola. Pais e responsáveis devem produzir, junto aos alunos, um desenho livre sobre a obra para ser apresentado na sala de aula.

São vários os títulos de preferência entre os alunos. A obra “Como nasceram as estrelas – doze lendas brasileiras”, de Clarice Lispector, apresenta um novo aspecto da escritora, normalmente voltada à temas adultos, sobre lendas e folclores do pais. Outro livro de preferência dos alunos é o clássico “Trava-trela”, da escritora Ciça, que faz brincadeira com diversas palavras difíceis da língua portuguesa.

O projeto Coruja da Leitura é uma das ideias que envolve leitura na E.E. Professor Demosthenes Marques. No “Jovem Escritor”, os alunos são convidados a desenvolverem um livro, publicado no fim do ano. E o projeto “Alimento do Saber” chega a seu quinto ano envolvendo doações na comunidade, junto aos professores.

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, criador da Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira.