• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/12/2018
Governo do Estado de São Paulo
Destaque

‘Minha Escola SP’: Aplicativo oferece boletim e frequência escolar

Com o encerramento do ano letivo, pais e alunos da rede podem consultar notas e faltas através da nova plataforma

Com o ano letivo quase no fim, muitos professores da rede já estão registrando os resultados finais dos alunos na Secretaria Escolar Digital da Educação. Com o lançamento do “Minha Escola SP”, pais e alunos podem acompanhar os dados pelo próprio celular.

Lançado em agosto deste ano, a plataforma foi criada para se tornar um canal de comunicação direto e gratuito com a rede. Ela reúne as principais informações dos estudantes dentro da escola, como boletim, registro de frequência, carteirinha estudantil, entre outras atividades.

O serviço, desenvolvido pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), também permite que os usuários avaliem a merenda escolar do dia. O intuito, segundo o secretário da Educação João Cury, é desenvolver uma estratégia para mensurar as dificuldades da rede.

“A rede estadual é muito grande e diversa. Por isso, queremos ouvir o aluno e o funcionário para ampliar o diálogo e diminuir distâncias”, explica.

Nesta primeira fase de implantação, o aplicativo está disponível para celulares e tablets com sistema Android (basta baixar Minha Escola SP na Play Store).

Alimentação escolar

Os estudantes podem qualificar a merenda e opinar se gostaram ou não do cardápio oferecido. Para isso, contam com uma enquete dentro do sistema para avaliar negativamente ou positivamente a refeição.

Os dados são encaminhados às Coordenadorias da Secretaria da Educação que irão replanejar os cardápios a partir dessas respostas.

“Para que possamos melhorar e construir a escola da melhor maneira possível, é importante ouvir os alunos. Estamos construindo algo que seja bom para todos”, afirma Júlio Ramos, coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE).

As prefeituras responsáveis pela distribuição da alimentação nas escolas estaduais (rede descentralizada) também podem solicitar a inclusão do recurso no app.

Carteirinha estudantil

Outra novidade que o aplicativo trouxe foi a carteirinha estudantil digital que vem com a fotografia, nome, série e unidade. Cada uma traz um QR Code para identificar o aluno dentro da rede.

O documento pode ser visualizado off-line, após o acesso inicial. Um link para a carteirinha foi colocado já na página de abertura do aplicativo.

A estudante Alícia Ornelas, da 3º série do Ensino Médio da E.E. Professor Antonio José Leite, conta que já baixou a plataforma no celular. “Agora é muito mais fácil para dar a nossa opinião”, ressalta a jovem.

A diretora da escola, Kátia Yamamoto, também contempla a nova plataforma e afirma que ela trouxe muito mais facilidade na rotina escolar dos estudantes. “O aplicativo é muito útil, principalmente pela interação dos pais e dos alunos com a gente”, finaliza.