• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 12/01/2020
Lazer

Museus de São Paulo têm programação especial de férias

Os museus Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade organizam palestra, debate e curso que discutem novos suportes para difusão cultural

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, composta por Casa das Rosas, na Avenida Paulista; Casa Guilherme de Almeida, na Sumaré; e Casa Mário de Andrade, na Barra Funda; terá uma programação especial para os estudantes da rede pública no período de férias, que vai até dia 03 de fevereiro.

Um tema une os três museus: eles exploraram, em sua programação, atividades que ponderam o impacto das novas tecnologias nas mídias tradicionais, tanto na produção de conteúdo cultural como em música, cinema, literatura e outras linguagens.

Na Casa Guilherme de Almeida, no bairro Sumaré, serão duas atividades: dia 14 de janeiro, a partir das 19h, a palestra “Para Onde Caminham As Mídias?”, com o jornalista e escritor André Cáceres,discutirá se existem, de fato, convergências entre rádio, TV, internet e podcasts. Em 18 de janeiro,das 10h30 às 18h, dialogando com umas das muitas atuações artísticas de Guilherme de Almeida, a crítica cinematográfica e a contemplação da sétima arte, o museu recebe o 1º Ciclo Cinematográfico de Podcasts.

Na Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, nas terças de fevereiro, das 19h às 21h, o curso “A Literatura e Os Novos Canais” discutirá quais são os novos recursos e suportes para criação e difusão literária, e quais os seus impactos no modo como se produz literatura hoje. São quatro encontros coordenados por Rodrigo Bravo, que é professor, tradutor e pesquisador em linguística com ênfase em tradução literária e literatura comparada. Em sintonia com o espírito vanguardista de Haroldo de Campos, patrono do museu, a discussão envolverá a inovação literária e seus desafios em novos formatos e linguagens.

Finalmente, na Casa Mário de Andrade, em homenagem à atuação musical do poeta – seja como professor de música, seja como crítico/entusiasta musical – o museu recebe em 15 de fevereiro a palestra “Música e Tecnologia em Perspectiva”, com o músico e artista visual Felipe Julián, o “Craca”. A partir das 16h, o encontro buscará delinear qual é o futuro da criação e difusão musical diante das novas tecnologias e mídias, dados que o acesso à veiculação e composição musicais é cada vez mais abrangente.

Confira a programação no site de cada museu!