segunda-feira, 23/09/2019

Novotec integrado ao Ensino Médio tem 5 mil vagas para 2020

Dia 27 de setembro é o prazo final para os pais de jovens do 9º ano manifestarem interesse para as turmas que começam em 2020

A oferta de ensino integral em São Paulo conta com 5 mil vagas para as turmas de 2020. Parte do Programa Novotec Integrado, as vagas são para estudar em vários cursos junto ao Ensino Médio no ano que vem. Vale lembrar que os  pais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental que hoje estão matriculados na rede pública têm até o dia 27 de setembro para manifestar interesse para o próximo ano letivo.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a alta demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. Os estudantes terão a oportunidade de cursarem os três anos do ensino médio ao mesmo tempo em que cursam um ensino técnico profissionalizante de alta qualidade.

São 7 opções de cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing e Logística. “Nossa rede tem demanda por educação técnica. Segundo pesquisa realizada ainda nesse ano, 20% dos estudantes da rede querem se aprofundar em educação técnica e profissional. Nossos jovens não sabem as oportunidades que existem na área técnica, e isso é um problema da sociedade”, explica o secretário Rossieli Soares.

Eles recebem o certificado de conclusão do ensino médio com a habilitação técnica. “Nosso grande objetivo é triplicar a oferta de ensino técnico para nossos jovens no próximos anos. Assim, conseguiremos chegar a ensinos de referência, que circulam entre 40% e 50% de todo o ensino sendo técnico. Assim contribuímos para que os jovens comecem a pensar em seu futuro experimentando, na prática, e não apenas sonhando após fazer o ENEM”, pontua Patricia Ellen da Silva, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é atender mais de 100 mil estudantes até 2022.

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição referência em excelência educacional no Brasil – e a Secretaria Estadual da Educação.

Como realizar a matrícula

A manifestação de interesse dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental na rede estadual e municipal para o ano letivo de 2020 pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) ou através do site Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br) escolhendo a opção Ensino Técnico Profissionalizante, até o dia 27/09.

Para os estudantes fora da rede pública, a manifestação de interesse e inscrição devem ser feitas direto na escola no período de 01 – 31/10.

No mês de novembro há a confirmação da matrícula. Os estudantes mais próximos das escolas serão priorizados e não haverá vestibulinho como forma de seleção.