• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/01/2020
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Professor da rede participa de concurso de projetos inspiradores de educação

Jefferson Lamarca utilizou metodologia inovadora para potencializar o aprendizado de geometria em escola estadual de Franca

O professor Jefferson Lamarca, que leciona matemática na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca, participou no último mês do concurso de educação Mind Lab Inspira, prêmio  qiue reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas.

O projeto do educador partiu da ideia de utilizar o jogo “Formas e Cores” para ensinar geometria de maneira prática para alunos do 6º ano. Em vista de potencializar o aprendizado adquirido com o jogo, o professor aplicou o “método do semáforo”, que exige que os alunos parem e pensem antes de tomar uma atitude para solucionar qualquer problema, aumentando as chances de acertos ou de soluções inovadoras.

“No ensino da matemática, costumamos enfrentar o desafio do ensino contextualizado da matéria e a consolidação das estratégias para resolução de problemas. Após as experiências com o jogo Formas e Cores, os alunos assimilaram novas formas de resolverem questões de geometria e passaram a ter menos dificuldade com a matéria”, diz Jefferson.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes se preparem para ter controle emocional tanto na vida pessoal quanto profissional.

“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.

Ao todo, a seleção do Mind Lab Inspira recebeu 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. O vencedor, divulgado em dezembro, foi do Distrito Federal.