• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/07/2019
Agenda do secretário

Programa SP Sem Papel disponibiliza cursos e ambiente de capacitação virtual

Conteúdo está aberto aos servidores relacionados para participar da implementação do novo programa

O Programa SP Sem Papel começa a ser colocado em prática no dia 05 de agosto. Até lá, o processo de formação dos servidores da rede estadual de ensino promove atividades e cursos para capacitar todos a lideram com o novo sistema e ajudar na implementação do processo.

O treinamento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE). Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o treinamento foi destinado a servidores das unidades centrais, Diretorias de Ensino da capital e da Grande São Paulo. Desta segunda-feira (22) até a sexta-feira (26), são contemplados os servidores das Diretorias de Ensino do interior.

“Estamos dando todo o apoio para os servidores, e depois do dia 05 de agosto, faremos um acompanhamento dos processos e possíveis dúvidas que possam surgir na prática”, pontua Renilda Peres, chefe de gabinete da Educação.

O endereço de acesso do ambiente está disponível AQUI. No botão Cursos são abordados aspectos relacionados aos desafios do programa, como gestão documental e a produção de documentos digitais. Há também um ambiente com tutoriais que orientam sobre o uso do novo sistema e uma área denominada Ambiente de Capacitação, na qual o usuário pode navegar e desenvolver seus conhecimentos do sistema.

No novo sistema, cada servidor terá uma senha e um login para acessar a “Mesa Virtual”, a interface na qual todos os processos e trâmites serão exibidos. De forma intuitiva, como a maioria dos smartphones, os servidores poderão ter acesso a documentos com apenas um clique. As assinaturas serão digitais. “Todos os documentos serão padronizados, eliminando o problema que o trâmite de papéis podem ter. Além disso, também diminuiremos custos com o fim da impressão e do transporte de documentos”, explica André Arruda, Presidente da PRODESP.

O programa de capacitação não termina no dia 26. Em breve, serão disponibilizadas webconferências com temas relacionados à implementação do Programa, e uma midiateca, na qual essas conferências serão armazenadas para consulta.